Há poucos dias conversávamos sobre os belos comerciais de cigarro que passavam toda hora na televisão brasileira (alguém disse que eram tão bons que dava mesmo vontade de sair fumando) e hje encontrei essa matéria do Cadê Meu Wiskhey? que trata das belas trilhas sonoras da marcaa de cigarros Hollywood. Confira, mas atente que o post quer mesmo é fazer apologia da boa música, como assina a Tia Rose, a dona do blog e autora do texto.
Campanha forte que marcou uma geração. |
Quem tem mais de 30 anos lembra e vai matar a saudade. Quem não tem vai conhecer e certamente gostará. Apesar de se tratar de propagandas em prol do uso de tabaco (o que na minha modesta opinião não é nada agradável), os comerciais do cigarro Hollywood traziam uma temática baseada em “curtir a vida” praticando esportes radicais e ouvindo um som de excelente qualidade, o que era aliás, a marca registrada dos comerciais e hoje é o principal tema deste post.
A marca Hollywood do grupo Souza Cruz nasceu no início dos anos 30 tendo como objetivo vincular seu nome ao glamoroso mundo da indústria cinematográfica americana. A partir dos anos 70, as propagandas do cigarro passaram a associar o produto a jovens saudáveis, (como se pessoas realmente saudáveis fumassem…), praticando esportes radicais e contava na trilha sonora com músicas feitas especialmente para o cigarro.
No início dos anos 80 o rock entrou definitivamente para a trilha sonora que era escolhida a dedo e por conta disso, marcou época. Geralmente as músicas selecionadas eram hits de bandas de hard ou pop rock que estavam estourando nas paradas e diversas se tornaram sucesso graças a esses “reclames”. Muitos tios e tias que hoje curtem um rock maroto tiveram sua “iniciação” através destas propagandas, pois foram nelas que seu interesse musical aflorou. Bandas como Asia, Winger, Heart , Bon Jovi e muitas outras eram presença garantida nas campanhas que angariaram milhares de fãs. Nesta época o slogan do cigarro – “Hollywood, o Sucesso” – teve grande êxito em todo país, tanto que Raul Seixas chegou a citar a frase na canção “É Fim do Mês”: “Eu procurei fumar cigarro Hollywood, que a televisão me diz que é o cigarro do sucesso.”
Em 1985, época do primeiro Rock in Rio, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, gravou um jingle em português para a propaganda do cigarro, que contou com a participação do grupo pop brasileiro Roupa Nova no instrumental muito bem executado e se tornou novamente uma campanha bem sucedida.
Por falar em festival, a marca de cigarros também patrocinou um grande evento, o Hollywood Rock, (como você já viu aqui), que contou com atrações internacionais, muitas delas protagonistas da trilha de seus comerciais. Com a aprovação da Lei Ordinária nº 9.249, que proíbe a propaganda do tabaco em eventos culturais o festival foi extinto e tempos depois (aprovação da Lei nº 3.156 pela Câmara Federal que proíbe a propaganda de cigarro em rádio, televisão, jornais e revistas), os comerciais foram banidos e hoje muitos se encontram disponíveis na internet para os mais saudosos.
O sucesso destes reclames rendeu álbuns dedicados especialmente às canções executadas nas campanhas e algumas bandas covers que até hoje tocam apenas os hits das propagandas do cigarro Hollywood.
Apesar destes comerciais venderem uma imagem errônea associada ao cigarro marcaram toda uma geração, que só pôde conhecer algumas bandas graças à eles numa época em que programas com temáticas musicais eram escassos.
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