27 de junho de 2017

XV de Novembro (Time do Chico) - Campo Mourão/PR, anos 1970

Do álbum do David Miguel Cardoso, foto do início dos anos 1970 mostra uma formação do juvenil do XV de Novembro, mais conhecido como Time do Chico.

Seu Chico era um amante do futebol e vivia para manter o seu time em constante atividade. Nessa época tratávamos a equipe juvenil como aspirante e o adultos (acima dos 18 anos) como titular. O campo de treinamento, um 'campão' de terra, era localizado entre o Sapeca Gelo e a loja da Riviera Veículos ali na Manoel Mendes Camargo, isso quando era tudo mato por ali e quase ninguém residia nessa região. 

Treinávamos uma ou duas vezes por semana para podermos realizar nossos amistosos no domingo. Muitas vezes íamos jogar em cidades da região viajando em cima da carroceria de caminhão. Quarenta, cinquenta pessoas em cima de um caminhão sem a menor segurança. E, graças a Deus, nunca sofremos nenhum tipo de acidente. 

Infelizmente três amigos da foto já faleceram: Meladinho, o irmão mais novo do João Bola, Hamiltinho, o filho da pioneira Dona Júlia do Cartório, e o Vanderlei, irmão da Marlene, craque do nosso handebol. 

Ben-Hur, genro do seu Ricardo Gurginski, meu amigo de Colégio Estadual, reside em São José dos Pinhais. Lelo e Seu Chico foram embora de Campo Mourão ainda nos anos 1970 e nunca mais tive contato com eles. 

Hugo é empresário na vizinha Luiziana. Tedy reside em Curitiba. Paulinho Salvadori, que também estudo comigo no Estadual, também faz tempo que não tenho contato com ele.  



XV de Novembro (Time do Chico) - Campo Mourão/PR - anos 1970
Em pé (da esq. para a direita): David Miguel Cardoso, Hugo Spilka, Lelo, Tedy Pacífico, Luiz Ben Hur Loures e Paulinho Salvadori
agachados: Seu Chico, Melado (in memorian), Hamilton Tavela Borges (in memorian), Zé Carlos, Hélcio, e Vanderlei Reis (in memorian)


Nenhum comentário: