23 de maio de 2017

Jamelão e Velha Guarda da Mangueira - Samba de Exaltação à Mangueira


José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 – Rio de Janeiro, 14 de junho de 2008), foi um cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira.


A primeira formação da Velha-Guarda da Mangueira remonta ao ano de 1956. Ao longo dos anos, a Velha-Guarda teve vida incerta e sumiu durante longos períodos, reunindo-se esporadicamente para shows, com formação inconstante. Nesses períodos trazia em seu repertório sambas de terreiro, clássicos de Carlos Cachaça, Cartola e Nelson Cavaquinho, e, ainda, composições dos novos valores que iam tomando corpo na comunidade mangueirense. Em 1986 o grupo voltou a se reunir totalizando 26 componentes, entre os quais Delegado (mestre-sala), Mocinha (porta-bandeira), Creusa (filha adotiva de Cartola e Deolinda) e Tia Irene (a passista mais antiga do morro). Inicialmente o grupo só se apresentava na quadra da escola. 


Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Mangueira) é uma escola de samba do Rio de Janeiro. Tendo como símbolo as cores verde e rosa, a Mangueira, ficando atrás apenas da Portela, ocupa o posto de segunda maior vencedora no rol das campeãs do carnaval do Rio de Janeiro, detendo 19 conquistas.

Samba de exaltação à Mangueira é uma composição de Aloísio Costa e Enéas Brites da Silva.

Nenhum comentário: