11 de janeiro de 2016

Dicas para amenizar os (d)efeitos da quimioterapia

Elvira Schen
Como os amigos sabem, minha Elvira está passando por quimioterapia após cirurgia para eliminar um câncer de mama. Ela sofreu muito na primeira quimio, com muitos enjoos, falta de apetite e disposição física. Amigos ficaram sabendo, né Otília Domanski?, e correram com sugestões para amenizar os (d)efeitos do tratamento. Vou repassar dicas alimentares que aprendemos e que ajudam a fortalecer o corpo e o espirito:

SUCO ENERGÉTICO
Bater no liquidificador meia maçã com casca, meia cenoura, seis folhas de espinafre (com os talos) e um copo de água. Claro que maçã, cenoura e espinafre devem ser bem lavados. A Água de Coco pode substituir a água torneiral/mineiral. Essa dica foi da amiga Otília, que não só deu a dica como trouxe os ingredientes todos. 
Elvira tem tomado todos os dias e se sente muito disposta.

CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE (encontrei uma matéria do Estadão. Elvira disse que renova a disposição e dá uma refrescada ''por dentro'')  
(recomendado para náuseas e vômitos, boca seca, dor para engolir e alteração no paladar)
Rendimento: 8 porções Valor calórico por porção: 217 kcal
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 1 quilo abóbora japonesa sem casca picada
- 1 gengibre pequeno picado (60g)
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola média picada
- 2 colheres (sopa) de requeijão
- sal e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a abóbora com o gengibre e o sal por 20 minutos. Bata no liquidificador.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola, acrescente o creme de abóbora e
refogue por mais 15 minutos. Acrescente o requeijão e deixe apurar por 10
minutos. Sirva com cheiro-verde picado. 

Otília, que tem um irmão passando por tratamento e acompanhou algumas amigas na quimio,  também indicou o uso do medicamento cloridrato de ondansetrona contra as náuseas. Me parece que os médicos não o receitam por ser mais caro que o Plasil e o Vonau, mas existem alguns genéricos com preços bem assessível. Plasil e Vonau não ajudaram a Elvira superar as náuseas após a primeira quimio, o remédio indicado pela Otília sim. Ajudou e muito! Agradecemos também ao Emerson Abel Garcia, tio do meu genro Peter, por fornecer o cloridrato.

Aproveito para elogiar todos que trabalham no Instituto do Câncer (Incam) aqui em Campo Mourão. Das recepcionistas aos médicos, um show de atendimento. Só temos elogios. Muito obrigado a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi meus amados.. amo muito este casal maravilhoso.. companheiros de anos. Estamos com vc minha amiga, orando e vibrando pela sua certa recuperação. Pois Deus é maravilhoso e fiel. Beijos Marta Schwarz

Irineu Luiz Ferreira Lima disse...

Obrigado Marta. desculpa a demora na resposta...