15 de outubro de 2015

Valmar Tratores Futsal - 1985

Mais uma dos álbuns do Antônio Paulichen. Essa mostra a equipe da Valmar Tratores que participou da primeira edição dos Jogos Abertos de Campo Mourão, que foram realizados no ano de 1985.

Laurinho, da BR3 Costelaria, também foi incentivador da modalidade em nossa cidade. 

Celsão faleceu muito novo em um acidente de automóvel. 

Valmar Tratores Futsal - Campo Mourão/PR (1985)
em pé: Lauro Machado, João Marcos, Celsão (in memorian), Jair Procópio e Antônio Paulichen
agachados: Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Aderbal e Guaraná

Altamiro Carrilho - "Flor Amorosa"

Altamiro Aquino Carrilho (Santo Antônio de Pádua (RJ), 21/12/1924 - Rio de Janeiro, 15/08/2012) foi um músico, compositor e flautista brasileiro.

Altamiro gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções, tendo se apresentado em mais de quarenta países difundindo o Choro brasileiro. É o flautista com maior número de gravações registradas na história do disco no Brasil, além de ser considerado por críticos e especialistas da área, como um dos maiores flautistas da história do instrumento.

Era considerado pelo flautista francês Jean Pierre Rampal o melhor flautista do mundo.

Artista de rua dá show de música eletrônica usando sucatas como instrumentos


Algumas panelas velhas bastam para Dario Rossi transformar as ruas de Amsterdam numa verdadeira rave. Assista.

Cursos gratuitos de universidades para fazer sem sair de casa


Várias universidades no Brasil e no mundo oferecem cursos gratuitos pela internet.

O curso ensina as mudanças da nova ortografia da língua portuguesa por meio de um game. As aulas têm ao todo 15 horas.

O curso compreende o ramo da Física que “estuda os movimentos e o repouso dos corpos”. São 60 horas de aula e quem concluir todas as disciplinas consegue um certificado no final.

Em tempos de crise, essencial o curso da FGV que ensina planejamento de finanças, organização dos orçamentos individual e familiar e o que fazer em casos de endividamento.

Curso desenvolvido pela ONU em cooperação com a Universidade de Salamanca e a Universidade Politécnica de Madri. As disciplinas abordam as principais técnicas para geração limpa de energia e a construção de edifícios energeticamente eficientes. São 112 horas de aula e o curso conta com certificação.

Conteúdo em vídeo da Unicamp ensina em 5 aulas sobre o efeito estufa e o aumento na temperatura do planeta. Terra.

Este curso de 60 horas parte da pergunta “o que é Política?” e passa por sistemas políticos e partidos. Abrange diversos campos, como filosofia, economia, geopolítica e administração.

Este curso da UnB conta com 60 horas e certificação. As disciplinas abordam as transformações e fenômenos dos organismos e “como as leis da termodinâmica moldam as possibilidades do ser vivo”.

A Unesp possui um site próprio com aulas e cursos online gratuitos da universidade. Este sobre comunicação e democracia digital é composto por 8 aulas com vídeos, textos e debates sobre o assunto.

O curso tem 8 aulas de 30 minutos cada e é direcionado para qualquer pessoa que queira não só comunicar-se com deficientes auditivos, mas também aprender um pouco mais sobre a cultura surda.

O curso propõe a reflexão do conceito de Ética e tem aulas com diferentes definições de filósofos como Kant e Nietzsche, em 60 horas de curso.

O curso debate a relação entre desigualdade social e educação no Brasil e dá um panorama sobre a obra de sociólogos clássicos como Durkheim e Weber e como eles podem ajudar na compreensão da educação escolar brasileira.

São 13 aulas com 1h cada sobre o eletromagnetismo, que é o resultado do movimento de cargas elétricas. O curso dá certificado para os alunos que o concluírem.

Neste curso de mandarim, disponível no Coursera (plataforma que agrega cursos do mundo todo) os alunos aprendem a fonética da língua e expressões básicas. Os módulos são baseados em situações do dia a dia e não incluem caracteres chineses, o que torna a conclusão do curso mais fácil. O curso é ministrado em inglês.

São 20 aulas de 30 minutos do professor Paul Bloom que passam pelos ensinamentos de psicólogos como Freud e Jung, apresentação de como funciona o cérebro até a explicação de algumas doenças mentais e como se desenvolve o pensamento de uma criança. O curso é ministrado em inglês. [ BuzzFeed ]

Veja o que fazer em caso de danos e prejuízos por falta de energia elétrica

Consumidor pode pedir indenização, desconto na conta de luz e reparo de aparelho queimado.

Consumidores de todo o País sofrem nessa época do ano com a falta de energia. As fortes chuvas de verão causam estragos na rede de abastecimento e o fornecimento chega a ser cortado por horas e até dias. Para tentar amenizar os prejuízos causados pela falta de luz, o consumidor que se sentir lesado pode pedir indenização, ressarcimento das perdas e reparo de produtos danificados.

Quem tiver problemas com a queima de aparelhos eletrônicos pode recorrer à própria concessionária de energia elétrica. O pedido de indenização nesses casos é regulamentado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Porém, apesar de ser um direito garantido por lei, há regras e prazos que devem ser seguidos. (Veja abaixo como pedir a indenização em caso de dano elétrico).

Há casos, que apesar de mais complexos, também são passíveis de indenização. Entretanto o pedido deverá ser feito em órgãos de proteção ao consumidor ou na Justiça.

A assessora técnica do Procon-SP (órgão de defesa do consumidor) Marta Aur explica que, apesar das provas desse tipo de problema serem mais difíceis de serem apresentadas, o consumidor pode e deve procurar seus direitos. (Veja abaixo como pedir ressarcimento).

— Para comprovar os danos vale fotos da geladeira com a comida que estragou, nota fiscal dos produtos, embalagem de remédio que perdeu a refrigeração e, por isso, não pode ser consumido e etc. Caso as perdas sejam substanciais, o consumidor pode apresentar um valor e o juiz que irá determinar se ele está de acordo ou não e decidir a indenização que ele acredita ser mais justa.

Marta explica que, caso o valor do reparo seja inferior a 20 salários mínimos, é possível procurar um Juizado Cível Especial (antigo pequenas causas), onde não é necessária a contratação de um advogado. Se o valor do dano for superior a 20 salários mínimos, o consumidor terá que contratar um advogado e entrar com uma ação na Justiça comum.

De acordo com a assessora técnica, também é possível entrar em contato com a concessionária para entender como é feito o cálculo da conta de luz e saber quando e como o período sem luz será abatido da fatura.

O Procon-SP criou um canal exclusivo para consumidores fazerem reclamações sobre problemas causados pela falta de energia. Basta acessar o site do órgão.

Dano elétrico
- O consumidor tem até 90 dias após o ocorrido para entrar com o pedido

- O titular da conta ou um representante com uma procuração. Não é necessário reconhecimento de firma

- Preencha o formulário para solicitar o pedido de indenização no site da concessionária ou nas lojas e postos credenciados

- Durante o preenchimento o consumidor deve ter em mãos: data e hora provável do dano e descrição do produto, como marca, modelo e tensão

- A concessionária poderá solicitar o aparelho para uma vistoria, que deverá ser feita em até 10 dias após o pedido. Caso seja um equipamento que acondicione alimentos e medicamentos esse prazo cai para um dia útil

- O resultado do processo deve sair em 15 dias, a partir da vistoria

- O ressarcimento poderá ser feito em dinheiro, conserto ou troca do aparelho danificado. Caso o pagamento seja em dinheiro, a concessionária terá 20 dias para pagar

- O pedido poderá não ser aceito, mas as razões devem vir detalhadas em laudos que expliquem o motivo da recusa

- O consumidor não pode mandar consertar por conta própria o aparelho, senão o pedido de ressarcimento será indeferido, e o aparelho deverá estar à disposição sempre que solicitado

Outros danos
- O pedido deve ser informado para a concessionária por meio dos canais de atendimento, mas apenas para conhecimento da intenção de reparação de danos por parte do consumidor

- O consumidor deve pegar o número de protocolo do atendimento e guardar

- Em caso de alimentos, fotos e notas fiscais podem ajudar a comprovar o prejuízo

- Esses tipos de perdas devem ser relatados em ações na Justiça, seja na comum (mais de 20 salários mínimos) ou na especial (menos de 20 salários mínimos)

- Perdas substanciais podem ser apontadas pelo consumidor, porém é o juiz que irá definir o valor. [ JusBrasil ]

14 de outubro de 2015

DER Futebol e Regatas - Campo Mourão/PR, 1966

Do arquivo do Nelci Fabiano, foto mostra timaço do DER Futebol e Regatas que disputou o campeonato amador de futebol de Campo Mourão, no ano de 1966.

Tive o prazer de conhecer alguns dos personagens: Aramis Meyer Costa, engenheiro-chefe do DER por muitos anos, Artur Kunyioshi, dentista e o melhor médio volante que vi jogar por essas bandas (nos próximos dias ele vai receber, merecidamente, o título de cidadão honorário de Campo Mourão), o próprio Nelci e o Roque, que participou de muitas peladas de futebol suíço com meu pai lá na sede campestre do DER, na Usina Mourão. 

DER Futebol e Regatas - Campo Mourão/PR - 1966
Em pé: Nei Chapinski, Pistiliquinha, Nelci Fabiano, Chagas, Gaspar, Pompéia e Dr. Aramis Meyer Costa.
Agachados: Roque, Osvaldo, Dr. Artur Kuniyoshi, Ney, Chiquinho e João Preto.


Live - "Brothers Unaware"

Live é uma banda americana formada em York, Pensilvânia, no ano de 1989 por Chad Taylor, Patrick Dahlheimer, Chad Gracey e Chris Shinn. Segundo Ed Kowalczyk, ex vocalista do grupo, o nome da banda foi escolhido por acaso. Eles colocaram vários nomes no papel, dobraram e colocaram num boné. Live foi o nome sorteado. A maioria de suas músicas falam sobre questionamentos, amor e liberdade.

Brothers Unaware é faixa do primeiro disco do Live, Mental Jewelry, lançado em 1991.

Arquitetos criam postes de eletricidade em forma de estátuas gigantes na Islândia


Jin Choi e Thomas Shine são arquitetos que querem transformar o modo como as estruturas de serviços públicos são construídas.


Seu projeto de design “Land of Giants” (em português, “Terra de Gigantes”), proposto em 2008, inclui postes elétricos em forma de estátuas de seres humanos, decorando a paisagem islandesa.
Choi e Shine são as mentes por trás do “skunkworks”, um estúdio de design experimental.


“Como as estátuas da Ilha de Páscoa, prevê-se que estes cariátides modernos de 45 metros de altura assumam uma autoridade tranquila, pertencentes à sua paisagem, mas ainda servindo o povo, silenciosamente transportando eletricidade através de todo o terreno, dia e noite, faça sol ou neve”, escrevem os artistas em seu website.


De fato, as estátuas dão um belo toque ao cenário. [ Revoada ]

Desenhista dos estúdios Disney mora no interior do Paraná

Márcio J. Lima, 39 anos, reside há dois anos em Jandaia do Sul com a família
Márcio J. Lima. Você já ouviu este nome? É bem provável que não, mas, se gosta de desenhos animados ou têm filhos pequenos, com certeza, conhece o clássico da Walt Disney “A Princesa e o Sapo”. Márcio J. Lima, 39 anos, que mora há dois anos em Jandaia do Sul com a esposa Dulce, 38, e os filhos Calebe, 6, e Núria, 2, é um dos ilustradores do longa-metragem. Ele assina cinco cenas em especial. Não pense que é pouco. Para cada segundo de exibição são necessárias 24 imagens. 

J. Lima, como é conhecido profissionalmente, ilustrou as cenas dos sapos remando na lagoa, o momento que conhecem o crocodilo, o pedido de casamento do príncipe Naveen a Charlotte, o crocodilo com o trompete e a fuga dos crocodilos. Todas as ilustrações foram feitas com lapiseira 0.3. “Na época fizemos um teste com a mesa digitalizadora, mas o diretor queria o filme em 2D. Nada muito sofisticado. Foi o último longa feito neste segmento pela Wall Disney”, conta.  


O ilustrador, que adorava desenhar deste menino, frisa que o longa-metragem foi produzido, do início ao fim, na mesa de luz, como o Wall Disney fazia antigamente. “Foi um filme bem tradicional”, avalia. O filme “A Princesa e o Sapo”, baseado no conto do “Príncipe Sapo”, é o primeiro longa produzido com animação tradicional desde “Nem que a Vaca Tussa / O Paraíso da Barafunda”, de (2004). Dirigido por Ron Clements e John Musker, a participação de J. Lima no filme ocorreu em 2006. A estreia do longa foi em 2009. “Consegui trabalhar neste filme por intermédio do meu professor Aroldo Guimarães Netto, dono da HGN Produções, de São Paulo, que já tinha trabalhado na Disney e foi meu grande incentivador. Ele foi o contratado e montou uma equipe de 25 brasileiros em São Paulo, para trabalhar com ele”, revela.

Ao integrar a equipe, J. Lima passou por um verdadeiro teste de aptidão. “Foi de suar camisa. A Disney tem um padrão altíssimo de qualidade”, ressalta. Até hoje ele lembra da primeira cena que desenhou. “Foi quando Charlotte é pedida em casamento pelo príncipe Naveen. Assim que terminei enviei para o estúdio na Flórida (USA) e voltou cheia de correções em inglês. Traduzia e refazia a cena e envia novamente para avaliação, até acertar”, recorda. Na segunda cena, o ilustrador já estava mais qualificado e acertou de “cara”. “E quanto mais cenas acerta, mais cenas passam. Foram cinco no total”, afirma.  

UM NOVO JEITO DE VIVER
Após passar por vários cursos de capacitação, iniciar os cursos de Artes e Publicidade e fazer estágio nas agências M51 e E3, que está entre as mais conceituadas de São Paulo, J. Lima, que sempre contou com o apoio incondicional da esposa Dulce, percebeu que tinha em suas mãos uma ferramenta valiosíssima: a internet. Com isso, ao invés de ser funcionário, apostou em ser dono do próprio negócio. E mais: tudo digital. Nada de escritório físico, secretária e afins. “A ideia era que ficássemos totalmente móveis”, confidencia. Morando em Campinas, sua cidade natal, colocou a ideia em prática em meados de 2005. No ano seguinte foi convidado para participar da ilustração do filme “A Princesa e o Sapo”.

“Começamos a nos equipar e criar redes sociais e o site Fábrica de Desenhos. Desta forma conseguimos nos comunicar com público e a divulgar o nosso trabalho”, afirma. “Todos os clientes e todos os alunos atendemos 100% on-line. Não exige um escritório grande, não exige um horário fixo, posso trabalhar despojado, parar e tocar um pouco de violão e depois voltar ou pegar o iPad e ir até a pracinha e desenhar”, enumera as vantagens de trabalhar em casa. Por outro lado, apesar da aparência de vida mansa, o cartunista observa que é fundamental cumprir os prazos e entregar tudo com qualidade.

“É uma maneira totalmente alternativa de viver e ganhar dinheiro. Tanto é que nos levou a pensar se continuaria valendo a pena morar em Campinas, próxima dos grandes clientes, já que com a internet não existe distância”, observa. Com esta ideia na cabeça, ele a esposa saíram em busca de um novo endereço, mais tranquilo, que pudessem criar os filhos sem medo de sair às ruas. Foi assim que durante uma palestra no Colégio Passionista São José conheceu Jandaia do Sul. “Em 2009, eu fechei um ciclo de palestras na rede Passionista e acabei conhecendo Jandaia e adorei o lugar”, revela.

Após algumas pesquisas sobre a cidade, eles decidiram arriscar e mudaram para cá há dois anos. Uma casa discreta em uma rua tranquila não é apenas o endereço do casal, funciona também a empresa. “Daqui atendo clientes de Londres, Portugal, Espanha, Japão, Dubai, Estados Unidos e São Paulo. Tudo via e-mail Skype e WhatsApp. No início os clientes estranharam, mas hoje é normal. Não conheço ninguém pessoalmente”, garante. Além de trabalhar como ilustrador, J. Lima é autor de oito livros sobre desenhos e também atua como professor de desenhos on-line ministrando os cursos de caricaturas, cartuns, animação, lápis de cor, anatomia, cenários e quadrinhos.

VIDA OFF-LINE 
Apesar de estar sempre conectado, aos fins de semana ele fica off-line. “Fim de semana ‘desplugo’, não vejo nada. Todo mundo precisa recarregar, senão fica fadigado. Quando eu volto, me sinto melhor do que se estivesse trabalhado o tempo inteiro”, avalia. Aos fins de semana, J. Lima e a família adoram conhecer a região. “No início, nos amigos e até familiares, acharam uma loucura deixarmos uma cidade grande, mas queríamos um lugar que não tivesse nem Mac Donald’s, para que os meus filhos tivessem experiências boas”, afirma. É comum a família sair para passear na pracinha local, tomar sorvete e andar de bicicleta. “Em Campinas não conseguíamos fazer isso sem o medo de ser assaltado”, diz. [ TN Online ]

Biomassa de banana verde contribui para o bom funcionamento do intestino e diminui o risco de câncer


Agora é hora de conhecer sua nova aliada: a biomassa de banana verde! Esta é uma massa feita com a fruta cozida que possui grande quantidade de amido resistente, uma fibra que nosso sistema não consegue digerir. “Como não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para o equilíbrio da microbiota intestinal”, explica Mariana Duro, nutricionista funcional, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Além disso, ela também melhora a imunidade e diminui o risco de câncer intestinal, proporciona saciedade, auxilia na diminuição do índice glicêmico e é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, B1,B2 e B3, potássio, manganês e fósforo. Mas como utilizá-la? Mariana diz que pode ser usada em preparações de doces e salgados, pois não altera o sabor dos alimentos. É indicada para substituir o leite condensado em brigadeiros e, ainda, na preparação de bolos, tortas, sucos, sopas e molhos, pois confere cremosidade. “Existem marcas de biomassa pronta orgânica que são opções para quem não consegue fazer em casa, mas se houver a possibilidade, a caseira é melhor, pois é isenta de conservantes e pode ser congelada por três meses”, completa.

Biomassa de banana verde
Ingredientes
3 bananas verdes

Modo de preparo
Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca.
Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse etc.

13 de outubro de 2015

As crianças daqui de casa... tesouros meus!

Com fotos de crianças "aqui de casa", rendo homenagem a todas as crianças do mundo... amo todos da mesma forma e com a mesma intensidade. 

Luís Guilherme Lima Pessa, neto

Lorenzo Schen de Paula, sobrinho-neto com pose de bad-boy

Fernanda Lima Chornobai, neta

Ana Letícia Lima Conrado, neta

Julia Fell Polato e Fernanda Lima Chornobai (Julia não podia ficar fora dessa galeria!)

Chantal, sobrinha-neta, na foto com a mamãe Iasmin

Sarah Carolina Schen Lima

Larissa Haidê Schen Lima (atentem para os tênis em pés trocados)

Marina Marília Schen Lima
Janaína Schen

Lauren Wood - "Fallen"


Lauren Wood (nascida em Pittsburgh, Pensilvânia) é uma cantora e compositora americana.

Fallen é faixa da trilha sonora do filme "Uma Linda Mulher"

Vinícola distribui vinhos de graça, direto da fonte


Essa é uma vinícola localizada na pequena cidade espanhola de Ayegui, do Monte Montejurra, apenas dois quilômetros da cidade medieval de Estella. A vinícola foi fundada em 1891. Naquele tempo era o fornecedor de vinho para as casas reais de Navarra, no norte da Espanha.

A história deste vinhedo está intimamente entrelaçada com o primeiro mosteiro para servir como um hospital para os peregrinos no Caminho de Santiago.

Em 1991, Bodegas Irache construiu uma “fonte de vinho”  na parede exterior do edifício, onde os que andam a Compostela podem retirar um copo de vinho, ou de água.

A fonte é uma homenagem ao mosteiro beneditino do século 8, dando peregrinos modernos um exemplo da generosidade demonstrada aos primeiros peregrinos.

Confira as fotos dessa fonte, onde todos bebem de graça.





5 seriados de ficção sobre tecnologia que valem o seu tempo

A tecnologia está se tornando cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e, como tal, tem se tornado também parte da produção cultural contemporânea, com filmes e seriados que refletem este momento da humanidade.

Abaixo estão alguns programas de televisão (de ficção apenas), que tentam mostrar um pouco da nova cultura tecnológica.


Mr. Robot
O seriado apresenta o personagem Elliot Alderson, que trabalha como especialista em uma empresa de segurança digital. Logo ele começa a atuar como um cibervigilante e é recrutado para usar seus talentos em atos políticos por um anarquista conhecido como "Mr. Robot" e sua associação de hacktivistas chamada fsociety. Assim, Alderson começa a se envolver em dilemas éticos quando sua visão política começa a afetar o seu trabalho.  

Black Mirror
Fugindo do humor, Black Mirror é um seriado britânico que analisa a tecnologia sob seu viés mais sombrio, perigoso e como a natureza humana é afetada. Os episódios são curtos, mas sempre vão direto ao ponto, criticando a superexposição de alguns assuntos apenas pelo bizarro enquanto coisas realmente importantes acontecem e como a internet e redes sociais alavancam esta situação, ou um futuro distópico onde a tecnologia está presente em literalmente cada parte do cotidiano, com resultados bastante degradantes. Cada capítulo do seriado apresenta uma história diferente, com elenco e temáticas completamente diversas do anterior. Vale a pena dar uma conferida.

Silicon Valley
O seriado humorístico se passa, como o próprio nome diz, no ambiente fervilhante das startups do Vale do Silício, com inúmeras microempresas de tecnologia surgindo todos os dias com a promessa de “tornar o mundo um lugar melhor”, o que o programa faz questão de ironizar sempre que possível. O seriado acompanha a trajetória de um jovem introvertido, mas genial, na tentativa de emplacar seu software de compressão de dados. 

IT Crowd
Muito menos conhecida que Big Bang Theory, mas não inferior, IT Crowd é um humor britânico, muitas vezes beirando o non-sense, que reflete a vida de profissionais de tecnologia da informação. Os personagens se veem em situações comuns no suporte ao usuário comum, muitas vezes sem conhecimento algum de como interagir com um computador. Como muitos profissionais da área, às vezes os protagonistas são desvalorizados e perdem o interesse no trabalho, ao ponto de gravar uma fita com orientações do suporte, como “você já tentou ligar e desligar?” e “você tem certeza que está tudo conectado corretamento?” para responder automaticamente às dúvidas do usuário.

The Big Bang Theory
A maioria já conhece, tamanho o sucesso no mundo todo. Trata-se de um seriado que retrata basicamente todo o universo nerd/geek, abrangendo quadrinhos, filmes, seriados, mas, mais importante para esta lista, também contempla os universos de jogos, tecnologia como robótica e produtos tecnológicos mais comuns do cotidiano e ciência, abordando assuntos relacionados a física, matemática e astronomia. Tudo com curadoria de profissionais para não insultar os verdadeiros conhecedores das áreas. [ Olhar Digital