14 de outubro de 2015

Biomassa de banana verde contribui para o bom funcionamento do intestino e diminui o risco de câncer


Agora é hora de conhecer sua nova aliada: a biomassa de banana verde! Esta é uma massa feita com a fruta cozida que possui grande quantidade de amido resistente, uma fibra que nosso sistema não consegue digerir. “Como não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para o equilíbrio da microbiota intestinal”, explica Mariana Duro, nutricionista funcional, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Além disso, ela também melhora a imunidade e diminui o risco de câncer intestinal, proporciona saciedade, auxilia na diminuição do índice glicêmico e é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, B1,B2 e B3, potássio, manganês e fósforo. Mas como utilizá-la? Mariana diz que pode ser usada em preparações de doces e salgados, pois não altera o sabor dos alimentos. É indicada para substituir o leite condensado em brigadeiros e, ainda, na preparação de bolos, tortas, sucos, sopas e molhos, pois confere cremosidade. “Existem marcas de biomassa pronta orgânica que são opções para quem não consegue fazer em casa, mas se houver a possibilidade, a caseira é melhor, pois é isenta de conservantes e pode ser congelada por três meses”, completa.

Biomassa de banana verde
Ingredientes
3 bananas verdes

Modo de preparo
Corte a banana verde do cacho com a ajuda de uma faca ou tesoura, lave as bananas e leve para a panela de pressão com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca.
Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Guarde na geladeira para fazer, pães, bolos, mousse etc.

Nenhum comentário: