23 de outubro de 2015

A história do futebol profissional em Campo Mourão com a AERM


Em seu Blog, Wille Bathke Júnior contou um pouco da história do futebol profissional em Campo Mourão. Recordemos:

Em 1964 o prefeito Milton Luiz Pereira reformou o Estádio Municipal Roberto Brzezinski,  e preparou a casa com objetivo de colocar Campo Mourão no futebol profissional do Paraná. Marcou uma reunião com desportistas, na Câmara de Vereadores, anexa à Prefeitura.

Expôs suas idéias e disse que estava “disposto a ajudar no que for possível. Só lhes faço uma exigência: evidenciem o nome Campo Mourão no escudo da agremiação.” 

Nesta reunião, à tarde do dia 10 de Outubro de 1964, foi fundada a Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense – AERM.

Diretoria - Por indicação unânime, Hamilton Laurindo (Caputira) foi escolhido o primeiro presidente, Santinor Portes Rocha o vice e Alcyr Costa Schen o Diretor do Departamento de Futebol.

Em 1966 a Mourãoense, de uniforme verde e branco, calções e meias brancas, estreou em Andirá-PR, na primeira divisão do futebol profissional do Paraná. 

O Time - O quadro de jogadores contratados contou com: Romeu e Chiquinho (Gordinho) goleiros; Neuci, Davi, zagueiros; nas laterais e meio de campo: Pacífico, Zé Mundinho, Ney, James, Macedo, Renatinho e Latito; atacantes, Pepino, Fefeu, Nininho, Postali, Joel, Nacir, Catarina, Neroi e Luiz Táis. Técnico: Osvaldo Silva.


Pacífico -  Almir Pacífico, ex-meio campista campeão do Água Verde EC, foi o primeiro jogador profissional contratado pela Mourãoense. Na tarde da sua apresentação, o Estádio quase lotou de torcedores. Logo em seguida foi contratado Japonês (Fernando Aires). Os dois foram campeões e formaram a melhor dupla de meio campo do Paraná, pelo Água Verde. Depois atuaram no Pinheiros (EC Paraná).


Outro famoso contratado pela Mourãoense, foi Charrão, experiente zagueiro clássico, ex-campeão pelo Atlético Paranaense.  

Presidentes:
Hamilton Laurindo (1966),
Getúlio Ferrari (1967),
Alcyr Costa Schen (1968),
Delordes Daleffe (1969),
João Pedro (1970).

Primeirona – Mourãoense e CAFÉ de Cianorte foram os finalistas da única vaga na Primeira Divisão do Campeonato Estadual de Futebol do Paraná, em 1966.

No primeiro jogo, em Cianorte, venceu por 1 x 0. No segundo jogo, em Campo Mourão, dependia só do empate. O CAFÉ fez 1 x 0 e o jogo não acabou por tumulto generalizado. O árbitro Luzbel Nunes foi agredido e saiu escoltado de campo.


A Federação Paranaense anulou o jogo, interditou o estádio de Campo Mourão e marcou nova partida no Estádio Willie Davids de Maringá.

Campeã - O jogo terminou O x O e a Mourãoense foi declarada campeã, o que lhe garantiu presença por 10 anos na primeira divisão do futebol paranaense.

Nesta oportunidade jogou com: Romeu, Rubens, Pacífico, Nilton Dias e Neri. Paulinho e Altevir. João Carlos, Tião Quelé, Postalli e Josué. O técnico Osvaldo da Silva armou um 4-2-4 e o time se deu bem.

Na sua história apenas dois excelentes jogadores foram negociados, em anos diferentes, com o Grêmio de Futebol Portoalegrense: O ponta de lança Tião Quelé e o lateral, revelado em Campo Mourão, Dirceu Mendes, procedente da equipe amadora de Araruna.

Grama comprada – O prefeito comprou grama de Araraquara-SP, plantada no Estádio Municipal Roberto Brzezinski, a mesma até hoje.

Wille Bathke Jr. radialista e jornalista mourãoense

Nenhum comentário: