29 de julho de 2014

Elixir Dourado, um drink matinal para o seu bem estar

Minha filha, Sarah, me indicou essa 'receita de boa saúde', que consiste em tomar pela manhã um 'drink' que realmente parece fazer bem para todos. Ela a encontrou no site Le Passe Vite e eu a reproduzo por que me pareceu muito saudável mesmo e com oropriedades que me interessam muito, principalmente aquelas que combatem dores causadas por artrites, inflamações de articulações, ou seja, todas as dores que vão aparecendo com a idade e com a inatividade (preguiça). 

Elixir Dourado!


Na medicina Ayurvédica beber água morna com limão em jejum é uma prática usada desde sempre como uma maneira muito simples e eficaz de desintoxicar o corpo.  Com a inclusão de algumas especiarias (Cúrcuma, Gengibre e Pimenta Cayena) ele fica ainda mais cheio de super poderes. 

Alguns dos benefícios desse elixir:  

1> Ajuda a equilibrar os níveis de PH do organismo. Apesar do seu sabor extremamente ácido os limões são dos alimentos mais alcalinizantes para o nosso corpo e a nossa saúde está diretamente relacionada com o nível do PH do organismo, já que doenças como o cancro e processos inflamatórios como artrite e ácido úrico não conseguem sobreviver num meio alcalino. Quem se lembra daquelas barrinhas para medir o PH? PH é a abreviatura para Potencial Hidrogeniônico e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias que possuem valores de PH 0 a 6, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores entre 8 e 14 são consideradas alcalinas. O ideal para o nosso organismo será mantê-lo do lado mais alcalino entre 7.30 - 7.45. Todos os alimentos que ingerimos têm um impacto nos nossos níveis de PH e um dia destes faço um artigo bem mais completo sobre este assunto! Promessa de Miss Vite!

2> Estimula o sistema imunitário e aumenta o metabolismo. Para além das suas propriedades alcalinizantes os limões são ricos em Vitamina C e Potássio enquanto que as especiarias aumentam a temperatura do corpo ajudando as funções sudoríficas e descongestionantes. A vitamina C é também essencial para a absorção do ferro que desempenha um papel muito importante na força do nosso sistema imunitário.

3> Melhora o sistema digestivo. A água morna estimula os movimentos intestinais, o limão e as especiarias ajudam a libertar as toxinas do trato digestivo e promovem a secreção dos sucos gástricos

4> Depurativo natural e suave. Para além de ter um papel diurético a combinação da água morna com o limão e as especiarias ajuda a limpar órgãos como o fígado e os rins cuja principal função é purificar o nosso sangue.

5> Limpa e clarifica a pele. A vitamina C, bem como todos os outros antioxidantes presentes nas especiarias, ajuda a diminuir rugas e manchas, combatendo os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para uma pele saudável e brilhante. Além disso tudo os que nos ajudar a desintoxicar o sangue vai contribuir para uma pele mais bonita.

6> É extremamente hidratante. Durante as longas horas de sono o nosso corpo passou muito tempo sem nenhum tipo de hidratação, por isso é muito importante que a primeira coisa a fazer seja beber água e este elixir tem a fórmula perfeita para combater a desidratação, combater a fadiga das glândulas suprarrenais e estimular o sistema linfático. Quando o nosso organismo está desidratado não consegue realizar as suas funções mais básica os que leva a acumulação de toxinas, stress, prisão de ventre... A nossas glândulas suprarrenais situam-se mesmo por cima dos rins e juntamente com a tiroide ajudam-nos a criar energia e são responsáveis pela libertação da hormona que regula os nossos níveis de água e de sódio ajudando-nos a manter a hidratação. Estas pequenas glândulas são também responsáveis por controlar a nossa resposta ao stress, por isso convém tratá-las muito bem!

As super estrelas!

Cúrcuma faz parte da família do gengibre e o seu pó amarelo é largamente usado como especiaria na culinária asiática. Tem altas concentrações de uma substância chamada curcumina, que tem muitas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. É chamada a especiaria do anti envelhecimento e as suas propriedades são reconhecidos pela medicina chinesa e Ayurvédica há centenas de anos. É um poderoso aliado para prevenir ou aliviar os sintomas de doenças como a artrite, Alzheimer, cancro, diabetes, o colesterol elevado, azia, icterícia, problemas hepáticos e dores menstruais. Pode ser aplicada topicamente em cataplasmas para reduzir a inflamação e aliviar feridas e cortes.

Gengibre é um rizoma com um sem fim propriedades terapêuticas reconhecidas há milhares de anos. Graças aos seus poderosos compostos anti inflamatórios, os gingeróis, combate inflamações do organismo e proporciona o alívio de doenças como a artrite reumatoide, osteoartrite e enxaqueca crônica. É muito eficaz no alívio de problemas gastrointestinais e melhora a digestão estimulando a secreção de suco gástrico. Tem propriedades antieméticas ajudando a diminuir enjoos e náuseas, tornando-se um grande aliado para grávidas que sofram de enjoos matinais. Estimula o sistema imunitário no geral e as suas propriedades sudoríficas podem ajudar a combater estados febris e a melhorar constipações.

Cayenna deve o seu sabor super picante à sua alta concentração de uma substância chamada capsaicina que tem mostrado ser muito eficaz no alívio da dor das articulações e músculos, na prevenção de úlceras, descongestionamento nasal (ótimo para as constipações!), combater inflamações, ajudando a diminuir os sintomas da artrite reumatoide, osteoartrite e enxaqueca crônica, e estimular o metabolismo e a circulação. No geral a Cayenna é um excelente tônico para o nosso sistema imunitário e estimula vários órgãos como o baço, estômago, rins, coração e pulmões. É também uma ótima fonte de poderosos anti oxidantes, principalmente os beta carotenos que o nosso corpo transforma em vitamina A e que, já sabemos, é essencial para a manutenção de tecidos saudáveis! Como a cúrcuma, além de ingerida a Cayenna também pode ser usada de forma tópica, misturada num bocadinho de creme, para ajudar a tratar psoríase e diminuir dores de articulações ou musculares!

Água de Cúrcuma, Gengibre, Limão e Cayenna
Ingredientes (para 1)
1 copo de Água fresca
1 colher de chá de Cúrcuma em pó
1 colher de chá de Gengibre em pó
1 pitada de Pimenta Cayenna
1/2 colher de sopa de Sumo de Limão

Preparação
Aquecer a água até que fique morna.
Colocar as especiarias num copo e misturar a água, mexendo bem.
Misturar o sumo de limão e beber imediatamente.

A água não deve estar demasiado quente para não destruir as propriedades do limão.

Nenhum comentário: