No último sábado, dia 19, faleceu o narrador Luciano do Valle e o Brasil perde um grande incentivador do esporte nacional. Sempre o admirei por que não se acomodou transmitindo o futebol, o esporte preferido dos brasileiros, e fez questão de mostrar os talentosos brasileiros nos mais variados esportes. Se o voleibol tem toda essa exposição atual, deve muito ao Luciano, que até jogo entre Brasil e Rússia (União Soviética, na época) no Maracanã, num dia de muita chuva, ele promoveu e narrou.
Muito tempo atrás 'encontrei' com ele almoçando no Restaurante Madalosso, em Curitiba. Da minha mesa dava para ver a atenção que ele dispensava a todos que o reconheciam. Aliás, nessa época, ele estava muito, muito gordo.
Descanse em paz!!!
CARREIRA
Em 1963, com apenas 16 anos, Luciano do Valle começou sua carreira como locutor da Rádio Brasil, de Campinas (SP). Quatro anos depois, foi para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Gazeta e ela foi o trampolim para a TV, em 1971.
Luciano passou 11 anos na Globo e narrou não só futebol como boa parte das conquistas de Emerson Fittipaldi na F-1 –mais tarde o acompanharia na Fórmula Indy, com a Bandeirantes.
Ele esteve na cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, acompanhou do Rio a Copa da Alemanha, em 1974, e, em seguida, com a saída de Geraldo José, tornou-se o principal locutor da Globo, numa época pré-Galvão Bueno.
Após sair da Globo em 1982, teve passagem pela Record antes de chegar à Bandeirantes, sendo também o responsável pela criação do "Show do Esporte", programa que durava até 11 horas no autointitulado "canal do esporte".
Luciano não teve sua importância apenas na narração. Ele também era um investidor. Ele foi um incentivador da Fórmula Indy, esteve nos bastidores do crescimento de Maguila como ícone do boxe e organizou o jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética no Maracanã, em 1983.
Em 2013, completou 50 anos de carreira. Sua última narração ocorreu no último domingo: a final do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano. Ele estaria na equipe da Bandeirantes que cobriria a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. (via: Folha de São Paulo)
Procurei um vídeo para relembrá das emocionantes narrações do Luciano e encontrei esse que mostra a recente conquista brasileira na Copa das Confederações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário