29 de julho de 2013

Tijolos ecológicos para baratear custos da construção

Quando o que está em questão é a nossa casa, pensamos sempre em conforto e segurança. Como conseguir isso barateando os custos da construção?

Bem, existem sim algumas maneiras inteligentes que podemos usar com o objetivo de diminuir o custo de uma obra, e não é tão complicado assim. Não basta apenas ter tempo e disposição para pesquisar, é preciso ter criatividade e a ajuda de  um bom profissional que consiga trabalhar bem com o material de menor custo.

O proprietário deve seguir alguns preceitos básicos a fim de diminuir o custo quando pensar em construir a sua casa de forma mais econômica. Achar formas de baratear a construção de uma casa é um processo que demanda algum tempo. Com o intuito de achar alternativas que auxiliem na redução do custo total da obra, torna-se necessário o intercâmbio de estudo entre o profissional e o proprietário. Na maioria dos casos a diminuição do valor é desejada pelo cliente devido aos reduzidos recursos financeiro disponíveis, tornando-se fundamental para a realização da obra a diminuição de gastos, sem que se tenha alguma perda na qualidade da construção.

O profissional e o proprietário deverão buscar meios possíveis de barateamento do serviço para que possam produzir uma construção de baixo custo, e ao mesmo tempo atenda todas as normas técnicas.

Aqui estão algumas etapas da obra onde podemos conseguir barateamento da construção:


Alguns meios e formas que ajudam na redução de custo na construção da casa

Uma ótima opção para diminuir o custo na hora de construir a casa é o tijolo ecológico, que utiliza um sistema de produção mais sustentável e permite várias vantagens para o usuário, como o isolamento térmico e acústico, além de obras mais limpas.
Quais são as principais vantagens em construir com os ecotijolos (tijolos ecológicos)?Quanto a composição: os tijolos ecológicos são feitos da mistura de 88% de saibro (constituição de + ou – 70% de areia) e 12% de cimento (6 sacos de cimento/milheiro), feitos em prensa hidráulica e curados com água (não precisa ser queimado igual ao tijolo 6 furo), evitando uma queima de seis árvores por milheiro, sendo uma alternativa ao tijolo comum, evitando a poluição  da atmosfera e aumento do desmatamento.
Outras vantagens:
 
01. Uma delas é a economia de materiais como cimento, areia para massa e reboco, ferragem, pintura, acabamento e mão de obra. A economia pode chegar a 40% do custo total da construção, se esta for bem planejada. A diminuição de entulhos será bem significativa também.

02. A Diminuição do tempo de construção, devido aos encaixes. Os encaixes também favorecem o alinhamento e prumo da parede. Outra grande vantagem é a redução no uso de madeiras nas caixas das vigas e pilares. Uma casa pode ser construída em até quinze dias.

03. Use sempre que possível as canaletas fazendo o papel da verga e/ou contra verga. Estes elementos vão absorver as diferenças das tensões que geralmente ocorrem nos cantos das aberturas.

04. A estrutura se torna bem segura porque as colunas são embutidas nos furos e a carga de peso será bem melhor distribuída.

05. Haverá uma  economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento. Terá também uma economia  de 50% na compra de ferros, pois a quantidade a ser usada será muito menor.


06. Os tijolos ecológicos poder ser até seis vezes mais resistentes que os convencionais, promovendo assim uma maior durabilidade na sua obra.

07. O acabamento torna-se muito mais fácil, podendo ser utilizado apenas um impermeabilizante, sendo possível também dispensar o uso de tinturas e outros acabamentos mais caros. O assentamento dos azulejos pode ser feito diretamente sobre os tijolos, não sendo necessário o uso de massa para nivelar as paredes.

08. Outra vantagem importante:  isolamento térmico e acústico, gerados pelos furos no meio dos tijolos, que formam câmaras de ar,  tornando a casa num clima agradável que quase a prova se som externo.

09. O barateamento do custo também é possível nas instalações hidráulicas e elétricas porque podem ser realizadas através dos furos já existentes nos tijolos ecológicos. (via: Gastando Pouco)

Nenhum comentário: