8 de agosto de 2012

Cine Plaza - Campo Mourão/PR

No Facebook vi essa foto que remeteu a ótimas lembranças, dos tempos em que ir ao matinée das tardes de domingo era nosso principal programa. Quantos filmes do Mazzaropi, do Teixeirinha, desenhos de Walt Disney, faroestes e filmes de capa e espada assisti no Cine Plaza! No começo os filmes me atraiam, dai começaram os namoricos e o escurinho da enorme sala (mais de 1000 lugares) era ótimo para sentar ao lado de alguma pequena. Isso mesmo, sentar ao lado já era um grande avanço. Pegar na mão era motivo para contar para o bairro todo. Se bem que não era nem preciso contar, bastava ver o sorriso na cara para saber que tinha tirado a sorte grande.

Depois, quando comecei a praticar esportes, assistir os vídeos do Canal 100 eram tão atraente quantos os filmes. Abaixo, um vídeo com a música tema e imagens do Canal 100.

Grandes eventos foram realizados no Cine Plaza, shows com grandes cantores da Jovem Guarda no final dos anos sessenta, Raul Seixas lá se apresentou em 1973/74. As formaturas escolares eram ali realizadas. Formandos realizavam cessões de cinema para arrecadar 'grana' para as formaturas.

Carequinha
Ia contar de um show do palhaço Carequinha, uma espécie de Xuxa dos anos sessenta, que lá assisti, mas minha família não gosta que eu toque nesse assunto (dei um vexame, vomitei no local depois de me obrigarem a comer um prato enorme para poder ir ver meu ídolo de infância, que conhecia apenas pelos discos --LPs-- que ganhava de meu pai). Pronto, contei!.

Hoje, como na maioria das cidades do país, ali funciona um templo de Igreja. A foto mostra a grandiosidade da sala construída pela família Ferrari. Clique na imagem para ampliar.

Cine Plaza - Campo Mourão/PR