27 de maio de 2011

Avelino Piacentini - Uma história

Avelino e Lurdes Piacentini - 1984
Nesta sexta-feira acontece o lançamento do livro Avelino Piacentini - Uma História, escrito por Ester de Abreu Piacentini.
Ester conta que o livro foi idealizado pelo Nilmar Piacentini e foi escrito com o objetivo de perpetuar a memória do pioneiro mourãoense.
Filho de imigrantes italianos, seu Avelino chegou em Campo Mourão em 1951, incentivado pelos amigos Fioravante João Ferri e Ivo Mário Trombini, e inicia seu trabalho no ramo da gastronomia com a Churrascaria Marabá.
Ele atuou no ramo de madeiras (sendo sócio com a Família Ferrari, na Madeireira Cima), no ramo de entretenimento (na sociedade no Cine Plaza), na gastronomia (com o restaurante Plaza). Também foi delegado, na década de 60. Amante dos bastidores da política, incentivou os amigos e com eles trabalhou em pleitos eleitorais. Amante do esporte, foi fundador e presidente do União Futebol Clube. Também foi o idealizador do Hotel Piacentini e proprietário da Churrascaria Piacentini, seu último empreendimento. Ele faleceu em 1988. Clique nas imagens para ampliar.



(da esquerda para a direita): Wilson "Biju" Iurk, Getulio Ferrari (in memorian), seu Osvaldo, Avelino Piacentini (in memorian) e Nercy Angheben (in memorian) - 1961

Com a neta Ronise

KT Tunstall - "Lost"


KT Tunstall, também conhecida como Kate Tunstall (nascida Kate Victoria Tunstall, St Andrews, 23/06/1975) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica, nascida na Escócia. De gêneros como rock, pop-rock, folk, country, entre outros, é sempre vista por seu talento e carisma, implacando sucessos como "Suddenly I See", "Other Side Of The World", "Black Horse and the Cherry Tree", "Hold On" e mais recentemente, "(Still a) Weirdo". Lançou o álbum de estréia Eye to the Telescope, em 2004, ocupando o terceiro lugar no Reino Unido, seguido por KT Tunstall's Acoustic Extravaganza - Álbum acústico (2006), Drastic Fantastic (2007), e, mas recentemente, Tiger Suit, de 2010. É de ascendência chinesa e irlandesa.

Lançamentos da Casablanca



O Primeiro Amor (Flipped)





O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné

Da Coluna do Augusto Nunes(enviado pelo Lincoln Rodrigues - Balneário Camboriu)



Nascido no Piauí, Francenildo Costa era caseiro em Brasília. Em 2006, depois de confirmar que Antonio Palocci frequentava regularmente a mansão que fingia nem conhecer, teve o sigilo bancário estuprado a mando do ministro da Fazenda.

Nascida na Guiné, Nafissatou Diallo mudou-se para Nova York em 1998 e é camareira do Sofitel há três anos. Domingo passado, enquanto arrumava o apartamento em que se hospedava Dominique Strauss-Kahn, sofreu um ataque violento do diretor do FMI e candidato à presidência da França, que tentou estuprá-la.

Consumado o crime em Brasília, a direção da Caixa Econômica Federal absolveu liminarmente o culpado e acusou a vítima de ter-se beneficiado de um estranho depósito no valor de R$ 30 mil. Francenildo explicou que o dinheiro fora enviado pelo pai. Por duvidar da palavra do caseiro, a Polícia Federal resolveu interrogá-lo até admitir, horas mais tarde, que o que disse desde sempre era verdade.

Consumado o crime em Nova York, a direção do hotel chamou a polícia, que ouviu o relato de Nafissatou. Confiantes na palavra da camareira, os agentes da lei descobriram o paradeiro do hóspede suspeito e conseguiram prendê-lo dois minutos antes da decolagem do avião que o levaria para Paris ─ e para a impunidade perpétua.

Até depor na CPI dos Bingos, Francenildo, hoje com 28 anos, não sabia quem era o homem que vira várias vezes chegando de carro à “República de Ribeirão Preto”. Informado de que se tratava do ministro da Fazenda, esperou sem medo a hora de confirmar na Justiça o que dissera no Congresso. Nunca foi chamado para detalhar o que testemunhou. Na sessão do Supremo Tribunal Federal que examinou o caso, ele se ofereceu para falar. Os juízes se dispensaram de ouvi-lo. Decidiram que Palocci não mentiu e que as contundentes provas do estupro eram insuficientes para a aceitação da denúncia.

Depois da captura de Strauss, a camareira foi levada à polícia para fazer o reconhecimento formal do agressor. Só então descobriu que o estuprador é uma celebridade internacional. A irmã que a acompanhava assustou-se. Nafissatou, muçulmana de 32 anos, disse que acreditava na Justiça americana. Sempre jurando que tudo não passara de sexo consensual, o acusado foi soterrado pela montanha de evidências e, depois de trocar o terno pelo uniforme de prisioneiro, recolhido a uma cela.

Nesta quinta-feira, Francenildo completou cinco anos sem emprego fixo. Até agora, ninguém se atreveu a garantir a estabilidade financeira do caseiro que ousou contar um caso como o caso foi. No mesmo dia, Palocci completou cinco dias de silêncio: perdeu a voz no domingo, quando o país soube do milagre da multiplicação do patrimônio. Pela terceira vez em oito anos, está de volta ao noticiário político-policial.

Enquanto se recupera do trauma, a camareira foi confortada por um comunicado da direção do hotel: “Estamos completamente satisfeitos com seu trabalho e seu comportamento”, diz um trecho. Estimuladas pelo exemplo da imigrante africana, outras mulheres confirmaram que a divindade do mundo financeiro é um reincidente impune. Nesta sexta-feira, depois de cinco noites num catre, Strauss pagou a fiança de 1 milhão de dólares para responder ao processo em prisão domiciliar. Até o julgamento, terá de usar uma tornozeleira eletrônica.

Livre de complicações judiciais, Palocci elegeu-se deputado, caiu nas graças de Dilma Rousseff e há quatro meses, na chefia da Casa Civil, faz e desfaz como primeiro-ministro. Atropelado pela descoberta de que andou ganhando pilhas de dinheiro como traficante de influência, tenta manter o emprego. Talvez consiga: desde 2003, não existe pecado do lado de baixo do equador. O Brasil dos delinquentes cinco estrelas é um convite à reincidência.

Enlaçado pelo braço da Justiça, Strauss renunciou à direção do FMI, sepultou o projeto presidencial e é forte candidato a uma longa temporada na gaiola. Descobriu tardiamente que, nos Estados Unidos, todos são iguais perante a lei. Não há diferenças entre o hóspede do apartamento de 3 mil dólares por dia e a imigrante africana incumbida de arrumá-lo.

Altos Companheiros do PT, esse viveiro de gigolôs da miséria, recitam de meia em meia hora que o Grande Satã ianque é o retrato acabado do triunfo dos poderosos sobre os oprimidos. Lugar de pobre que sonha com o paraíso é o Brasil que Lula inventou. Colocados lado a lado, o caseiro do Piauí e a camareira da Guiné gritam o contrário.

Se tentasse fazer lá o que faz aqui, Palocci não teria ido além do primeiro item do prontuário. Se escolhesse o País do Carnaval para fazer o que fez nos Estados Unidos, Strauss só se arriscaria a ser convidado para comandar o Banco Central. O azar de Francenildo foi não ter tentado a vida em Nova York. A sorte de Nassifatou foi ter escapado de viver num Brasil que absolve o criminoso reincidente e castiga quem comete o pecado da honestidade.

O Globo. Ano 2030 (via Kibe Loco)


(enviada pelo Jairinho Batista de Mello)

26 de maio de 2011

Oswaldo Wronski, cidadão mourãoense

Oswaldo B Wronski - 2011


Nesta quinta-feira (26), a Câmara de Vereadores entrega ao primeiro farmacêutico de Campo Mourão, seu Oswaldo B. Wronski, o Título de Cidadão Honorário Mourãoense.
A homenagem foi proposta pelo vereador e ex-prefeito José Pochapski

Seu Oswaldo chegou em Campo Mourão no ano de 1954, quando o Município tinha apenas sete anos. Recém diplomado pela Universidade Federal do Paraná, veio a convite de Roberto Brzezinski, que na época era secretário da Prefeitura.

Ele construiu o primeiro prédio em alvenaria de Campo Mourão, com dois pavimentos. Foi presidente da Liga de Futebol, diretor dos principais Clubes da cidade e muito mais. Agora vai desfrutar de merecida aposentadoria, após ter fechado, no mês passado, a tradicional Farmácia América. Clique nas imagens para ampliar.

Oswaldinho Wronski, Félix Santiago, Oswaldo Wronski e Wille Bathke Júnior - no Estádio RB - 1976

Tom Jobim e Frank Sinatra - "Garota de Ipanema"



Francis Albert Sinatra (Hoboken, 12/12/1915 — Los Angeles, 14/05/1998) foi um cantor e ator estadunidense, considerado uma das maiores vozes da década de 1950 e com mais de 50 anos de carreira. Saiba mais
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25/01/1927 — Nova Iorque, 8/12/1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. Saiba mais

Frases. Mário Quintana

Dizem que sou modesto. Pelo contrário, 
sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi nada à minha altura.
(Mário Quintana)

Cooooooxaaaa!!!

Uma boa, uma ruim

Médico:
- Tenho duas notícias, uma boa e uma ruim. Qual você quer primeiro?
Paciente:
- A ruim.
Médico:
- Tivemos que amputar a tua perna.
Paciente:
- E a boa?
Médico:
- O enfermeiro gostou do teu sapato

(enviada pelo meu mano Dula)

25 de maio de 2011

Na Cancha Tagliari - 1975

Do álbum do Itamar Tagliari, foto de 1975 mostra premiados em campeonato de futsal realizado na recem inaugurada Cancha Tagliari.
Teodoro Sora e João Miguel, então funcionários da Cimauto, revenda Volkswagem em Campo Mourão, faleceram recentemente.
Junto com o Carlão e o João Miguel, participei da campanha do bicampeonato estadual da Associação Tagliari em 1980, em Guarapuava, e da ótima participação (6º lugar) na Taça Brasil de Clube Campeões de 1981, em Cuiabá (MT).
Nessa época, Zezé se destaca como ótimo goleiro da Retificadora Mourão, onde ele trabalhava e que pertencia ao falecido Mário Kwistchal.
Com ajuda da leitora Eliane, nos comentários, identifiquei o Eduardo Dalbelo Júnior, que nessa época era funcionário da Cimauto. Clique na imagem para ampliar.


1- Rubens Bathke, 2- Carlão Tagliari, 3- Mário Lima, 4- João Miguel Baitala (in memorian), 5- Eduardo Dalbello Junior, 6- Teodoro Sora, 7- Epaminondas, 8- Zezé e 9- ....

Vinícius de Moraes e Toquinho - "Na Tonga da Mironga do Cabuletê"


Para o pessoal da antiga, que conhece a música, e para o pessoal mais novo conhecer um pouco de história... (enviado pelo Jayminho Bernardelli)


1970. Vinícius e Toquinho voltam da Itália onde tinham acabado de inaugurar a parceria com o disco “A Arca de Noé”, fruto de um velho livro que o poetinha fizera para seu filho Pedro, quando este ainda era menino.
Encontram o Brasil em pleno “milagre econômico” da ditadura militar. A censura em alta, a Bossa em baixa.
Opositores ao regime pagando com a liberdade e a vida o preço de seus ideais.
O poeta é visto como comunista pela cegueira militar, e ultrapassado pela intelectualidade militante que, pejorativa e injustamente, classifica sua música de "easy music". No teatro Castro Alves, em Salvador, é apresentada ao Brasil a nova parceria.
Vinícius está casado com a atriz baiana Gesse Gessy, uma das maiores paixões de sua vida, que o aproximaria do candomblé, apresentando-o à Mãe Menininha do Gantois.
Sentindo a angústia do companheiro, Gesse o diverte, ensinando-lhe xingamentos em Nagô, entre eles “tonga da mironga do cabuletê”, que significa “o pêlo do cu da mãe”.
O mote anal e seu sentimento em relação aos homens de verde-oliva inspiram o poeta.
Com Toquinho, Vinícius compõe a canção para apresentá-la num show no Teatro Castro Alves. Era a oportunidade de xingar os militares sem que eles compreendessem a ofensa. E o poeta ainda se divertia com tudo isso: “Te garanto que na Escola Superior de Guerra não tem um milico que saiba falar nagô”. (Fonte: Vinícius de Moraes: o Poeta da Paixão; uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1994)

Tonga da Mironga do Cabuletê:

Eu caio de bossa, eu sou quem eu sou
Eu saio da fossa, xingando em nagô
Você que ouve e não fala
Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala,
Você vai ter que aprender
A tonga da mironga do cabuletê!
A tonga da mironga do cabuletê!
A tonga da mironga do cabuletê!

Você que lê e não sabe,
Você que reza e não crê,
Você que entra e não cabe,
Você vai ter que viver...

Na tonga da mironga do cabuletê!
Na tonga da mironga do cabuletê!
Na tonga da mironga do cabuletê!

Você que fuma e não traga,
E que não paga pra ver,
Vou lhe rogar uma praga,
Eu vou é mandar você...

Pra tonga da mironga do cabuletê!
Pra tonga da mironga do cabuletê!
Pra tonga da mironga do cabuletê!


Resumo da vida

(enviada pela Hosana Tezelli)

Pancho, na Gazeta do Povo

Comediante faz show para vacas na Inglaterra



O comediante Milton Jones fez um show inusitado: na plateia só havia vacas. O objetivo da apresentação era provar que os bovinos também podem rir. Milton estava acompanhado de Bruce Woodacre, especialista no comportamento de bovinos há 40 anos, em um rancho de Hertfordshire (Inglaterra).

Milton contou uma série de piadas, enquanto Bruce acompanhava a reação dos animais. Segundo o especialista, deu certo.

"Elas estavam com a boca aberta e as orelhas relaxadas, indicando que elas estavam contentes. Nem todas as vacas se divertiram, e ouvi algumas fazendo muuuuu e umas até foram embora", comentou Bruce.

Estudos apontam que vacas mais felizes produzem mais e melhor leite.
(via Page Not Found)

24 de maio de 2011

No Carnaval do Clube 10

Do álbum do fisioterapeuta e professor Edson Sanfelice, que mora em Blumenau, foto dos anos oitenta mostra as amigas Maria Teresa Horn, Lena de Souza, Beth Bertoli e Adriana Moreira Lima se divertindo no Carnaval do Clube 10 de Outubro. No fundo, à direita, dá pra ver o Joaquim Montans. Clique na imagem para ampliar.

Maria Teresa Horn, Helena "Lena" de Souza, Beth Bertolli e Adriana Moreira Lima

A Banda Mais Bonita da Cidade - "Oração"


A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, tem feito sucesso na internet com essa música, Oração
No You Tube, eles anunciam show para o próximo dia 9 de junho na capital dos paranaenses, lá no SESC Portão.

Bronco, Pelé e Cia.

Volta e meia eu entro no You Tube para rever esse episódio da Família Trapo, com a participação do Rei Pelé. Essa semana encontrei esse vídeo, que além de mostrar o episódio que foi ao ar em 1967 mostra o reencontro, 40 anos depois, do futebolista com o humorista Ronald Golias. Para os mais novos, o gordinho que aparece no vídeo é o Jô Soares, que também tinha papel fixo na série. Engraçado e emocionante


Família Trapo foi um humorístico da televisão brasileira dos anos 60. Seu enredo desenvolvia-se em torno da vida da personagem Carlos Bronco Dinossauro, o Bronco, interpretada por Ronald Golias. Saiba mais
Ronald Golias (São Carlos, 4/05/1929 — São Paulo, 27/09/2005) foi um humorista brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país. Saiba mais

Razões para acreditar


Usando como tema um comercial da Coca Cola, torcedor santista fez um vídeo para tirar onda com os corintianos. CLIQUE AQUI para ver comercial original do refrigerante.

Barraca Kombi

Olha só que forma legal de acampar. Barraca Kombi comporta quatro pessoas com muito conforto e estilo.



(via: Porca Mandioca)

23 de maio de 2011

Pioneiros e herdeiros

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto recente mostra os pioneiros mourãoenses Egídio "Neno" Brizola e Maximina Alves, junto dos 'herdeiros' Rosira Maciel, Ângela e Celso Alves.
Seu Neno curte merecida aposentadoria. Se bem que, inquieto como só ele, deve 'quebrar pedras' no descanso. Volta e meia ele diz que eu e o Walmir, meu irmão, somos sósias do Marcos, goleiro do Palmeiras. Dia desses, ele chegou reclamando que eu havia falhado num gol que decretou a derrota do Verdão.
Rosira é filha do falecido Elóy Maciel e da dona Elsa Brizola.
Ângela é casada com Nilson Evilásio de Souza, mestre da UEM, e Celso é professor de educação física em Campo Mourão. Ambos são filhos do casal Maximina e do professor Abelegy (in memorian). Clique na imagem para ampliar.

Egídio "Neno" Brizola, Maximina Alves, Rosira Brizola Maciel, Ângela Alves de Souza e Celso Alves

Sarah Vaughan e Milton Nascimento - "Travessia"


Sarah Lois Vaughan (Newark [EUA], 27/03/1924 — Los Angeles, 3/04/1990) foi uma cantora de jazz. Junto com Billie Holiday e Ella Fitzgerald é considerada por muitos como uma das mais importantes e influentes vozes feminina do jazz.
A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop.
Milton do Carmo Nascimento (Rio de Janeiro, 26/10/1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira.
Travessia é uma composição de Milton e Fernando Brandt.

Teste vocacional gratuíto

Para quem quer ou precisa descobrir a sua verdadeira vocação profissional, a dica é fazer este teste online gratuito. Ele é aplicado em diversas empresas de recrutamento e tem uma metodologia simples e eficaz.

Entre no link e se prepare para responder diversas perguntas. Leve o tempo que for necessário, pois quanto mais certeza você tiver das respostas, melhor. Em cada questão você pode escolher apenas duas opções, uma sempre bem diferente da outra e que vão dizer muito sobre você e seus verdadeiros gostos. Leia com a atenção e selecione a caixinha A ou B. São cinco grupos de perguntas que serão somados individualmente. O grupo 1 é das ciências físicas, e o grupo 5, por exemplo, é das atividades artísticas. A pontuação vai de 0 a 12, sendo que 0 a 3 significa interesse pequeno pelo assunto, 4 a 6 interesse moderado, 7 a 9 grande interesse e 10 a 12 interesse muito forte. Após completar o teste, veja o resultado de cada grupo e descubra qual deles tem mais a ver com você.

Fácil, não é? Se tiver afim de tentar, clique no link que acompanha esta matéria e se redescubra com o Teste Vocacional Online.


Links da Matéria

O verdadeiro gol de pelada


Enviado pelo Fernando Dlugosz

A tecnologia do abraço

O matuto falava tão calmamente, que parecia medir, analisar e meditar sobre cada palavra que dizia...
- É... Das invenção dos homens, a que mais tem sentido é o abraço.
o abraço não tem jeito de um só aproveitar! Tudo quanto é gente, no abraço, participa uma beradinha....
Quando você tá danado de saudade, o abraço de alguém te alivia...
Quando você tá com muita raiva, vem um, te abraça e você fica até sem graça de continuar com raiva....
Se você tá feliz e abraça alguém, esse alguém pega um pouquinho da sua alegria...
Se alguém tá doente, quando você abraça ele, ele começa a melhorar, e você melhora junto também....
Muita gente importante já tentou dar um jeito de saber por que que é que o abraço tem tanta tecnologia...
Mas eu sei!
O abraço é bom por causa do coração...
Quando você abraça alguém, faz massagem no coração!...
O coração do outro é massageado também! Mas não é só isso, não....
Aqui tá a chave do maior segredo de tudo:
É que, quando abraçamos alguém, nós ficamos com dois corações no peito!...
intonce...
Um abraçu prô cê!!!

(enviado pela Maria Helena "Manena" Loydi)