Essa semana os vereadores de Campo Mourão votaram pela ampliação do número de cadeiras na Câmara, à partir de 2013: de dez vereadores passou agora para 13.
Sou daqueles que entendem que o problema não é a quantidade e sim a qualidade.
Poderíamos ter até 17 vereadores na cidade, conforme determina a Lei, e eles escolheram 13. Claro que os valores que serão gastos com os novos vereadores e seus assessores incomoda muito e a todos.
O problema maior, me parece, está no percentual que a Câmara pode gastar anualmente. A Lei determina que esse percentual fique entre 3,5 e 7% do orçamento do município e em Campo Mourão esse percentual está determinado pelo máximo e aí é que esta o problema principal: o alto valor repassado para a Câmara.
Mas enfim, entrei nesse assunto, que nem é a 'praia' do Blog, para mostrar minha satisfação de ver que a sociedade começou a se organizar e mobilizar. População marcou presença na reunião e mostrou a sua opinião ao edis mourãoenses (foto: via Sociedade Organizada - Facebook).
Saber acatar a decisão dos vereadores faz parte da democracia, e ela, a democracia, de dois em dois anos nos oferece a oportunidade de 'dar o troco' elegendo ou não aqueles que ouvem nossa opinião. Pena que nossa memória seja curta e a oferta de cestas básicas, bolsas escolas, e outras esmolas mais, sejam tantas.
Pena também que a maioria dos políticos ainda não entendam e aceitem esse tipo de mobilização. Mais pena ainda que não nos mexemos contra crônicos problemas que há anos assolam nossa cidade.
Vereador. Suas funções
Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.
toda vez que toco no assunto política, lembro dessa charge! é só mudar o nome do político que ali está o recado serve para todos, eleitos e eleitores... |
Acho sensacional a maneira como o prefeito de Campo Mourão encerra seus discursos (é sério, acho mesmo!): e viva Campo Mourão!
4 comentários:
Meu pai foi duas vezes vereador em Paranaguá, na segunda vez o mais votado. Só que na época dele vereador não tinha vencimento (salário), era uma contribuição espontânea ao Município. Será que haveria candidatos se este sistema voltasse? Um abraço, Ricardo (Bruca).
Errata: Meu pai foi duas vezes vereador em Paranaguá, na segunda vez o mais votado. Só que na época dele vereador não tinha vencimento (salário), era uma contribuição espontânea ao Município. Será que haveriam candidatos se este sistema voltasse? (Ricardo - Bruca)
Luizinho,
que pena! Pensei que Campo Mourão resistiria e não aceitaria o aumento de vagas na Camara. Como vc sabe, aqui em Jaraguá do Sul - onde moro - a mobilização popular gerou uma campanha intensa que constrangeu os "ilustres" vereadores e o aumento foi negado.
Germano
Campo Mourão deve ser cidade onde a população mais é mal tratada no País. Autoridades não cuidam direito da cidade, que está toda esburacada (terra do Carneiro no BURACO, então buraco neles!), sem médicos, sem medicamentos, sem segurança alguma (não importa a hora e nem o local, estamos apenas aos cuidados de Deus, se bem que com Ele já é uma grande coisa). Obras estão paralisadas por todos os cantos. O pior é que eles devem deixar para entregá-las de volta, mesmo que "meio nas coxas", às vésperas das eleiçoes do ano que vem e a população esquece e vota neles novamente...
Postar um comentário