30 de setembro de 2010

Votar, por Raquel de Queiroz

Antonio Kiwel me enviou esse slide que mostra texto da escritora Raquel de Queiroz sobre VOTAR. Publicado em 1947, na revista O Cruzeiro, o texto está mais atual do que nunca. Clique no player para avançar.


Rachel de Queiroz (Fortaleza, 17/11/1910 — Rio de Janeiro, 4/11/2003) foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. É considerada por muitos como a maior escritora brasileira.
O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira do século XX. Fundada por Carlos Malheiro Dias, começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Nos anos 60, O Cruzeiro entrou em declínio com o desuso de suas fórmulas e o surgimento de novas publicações, como as revistas Manchete e Fatos e Fotos. O fim da revista aconteceu em julho de 1975, com a consagração definitiva do instantâneo meio televisivo em favor dos impressos.
Antonio Kiwel é amigão, parceiro de peladas de futebol e de Truco no Clube dos Trinta. Ruim no futebol e horrivel no Truco (hahaha) e ainda por cima Santista, ele é boa gente e, portanto, por isso mesmo, não conto para ninguém esses seus "defeitos". Sem falar do Yuri...

Nenhum comentário: