30 de setembro de 2010

Brasil 2010: Band de Tocantins é censurada

Depois do Estadão, que foi proibido de divulgar matéria sobre o filho do ex presidente José Sarney, agora foi a vez de uma retransmissora da Rede Bandeirantes sofrer nas mãos pesadas de quem não quer que se mostre os absurdos que nossos políticos cometem. Leia e assista matéria da própria Band.

A Band Tocantins divulgou durante o plantão Notícias da Redação, no último domingo, uma receita de bolo de cenoura em protesto contra a decisão judicial do desembargador Liberato Póvoa, que proibia veículos de comunicação de publicar informações sobre investigação envolvendo o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

O diretor de programação e jornalismo da emissora, Fernando Hessel, explicou o porquê da iniciativa, que fez lembrar os protestos feitos na época da ditadura militar, quando veículos divulgavam receitas ao invés de informações censuradas.

"A gente decidiu fazer este protesto de forma a chamar a atenção da opinião pública e das autoridades", disse. "Uma receita de bolo, para quem não viveu o AI-5, pode ser até divertido, mas não há nada de engraçado, pois é uma forma de resgatar a imposição feita pelo regime militar", completou.

Hessel admitiu que não esperava que sua atitude fosse gerar repercussão nacional. "Achei que iria sensibilizar a mídia local, na verdade isso se espalhou de tal maneira que os demais veículos também noticiaram o caso. Eu acredito que essa atitude ajudou, e muito, a Justiça a se sensibilizar para a queda da censura".

Ontem, o plenário do TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins)suspendeu a liminar que proibia veículos de comunicação de publicar informações que relacionem Gaguim, candidato à reeleição, com um suposto esquema de fraudes em licitações investigado pelo Ministério Público de São Paulo.

Segundo Hessel, a mídia local sempre buscou noticiar apenas as investigações feitas pelo Ministério Público paulista que citam oficialmente o governador.

"A gente vê casos de censura no país que até hoje perduram", declarou. Para ele, a censura, que durou três dias, foi na verdade "uma eternidade".

O diretor havia prometido comer um pedaço de bolo de cenoura caso caísse a proibição. Segundo ele, a comemoração, com direito a bolo, foi feita na tarde da última terça-feira. (Fonte: site da Band)

Nenhum comentário: