10 de fevereiro de 2010

Baú

Colégio Estadual de Campo Mourão

(foto do Tunel do Tempo, do Silvanei Sauer, mostra o Colégio numa manhã de junho de 1969)

Ele já foi Professor João D' Oliveira Gomes e agora voltou a ser como sempre foi chamado, Colégio Estadual de Campo Mourão, onde estudei de 1971 até 1977. Minhas melhores lembranças de vida escolar estão sempre nele e no Marechal Rondon.

Lembro com saudade da minha turma de primeiro ano, naquela época chamada primeiro ano ginasial, que tinha o Ney Piacentini, Fernando Duglosz, Ricardo Grabowski, Eder Klein, Antonio Sidnei Bandeira, Jorge Shimizu, é isso mesmo, apenas homens - de manhã estudavam os alunos e à tarde as alunas.

Como esquecer dos ótimos professores Ravache, Jader (meu companheiro de peladas, atualmente, no Clube dos Trinta), Ivone, Piazza, Nicon, Martello, e muitos outros.
Minhas primeiras competições esportivas ocorreram nos campeonatos internos de futsal que eram disputados antes das aulas da manhã (seis horas da manhã começavam os movimentos no Colégio para as disputas interclasses. Jogar naquela quadra de asfalto, no inverno ou no sol de verão, com aquela bola pesada do antigo futebol de salão, fez com que duras competições que enfrentei posteriormente se tornassem muito fáceis).

As melhores festas juninas eram as realizadas no Estadual (a imagem do Valdomiro Chornobai - in memorian- dançando quadrilha, todo caracterizado de caipira, sempre me vem a mente quando falo de festa junina). Comecei a namorar a "minha" Elvira lá, numa festa junina de 1976.

Os ensaios para os desfiles de 10 de outubro ou de sete de setembro era uma diversão só Frustação maior é não ter tocado nenhum instrumento na fanfarra, comandada pelo Gordo - Negrevalte Pedroso -in memorian. Como eu admirava o Nelson Bizoto tocando hiena, aquele tamborzão que para tocar é preciso fazer malabarismo com as baquetas. Marcelo Silveira tocava tuba, mas quase não dava para ver, por que a cabeçona dele tampava o instrumento. (hehehe).

Amigos queridos, com quem convivo até hoje, conheci no Estadual: Dayse Dezan, Maria José "Zuca" Durski Silva, Lorenilda Carvalho, Marcelo Silveira, Nelson Bizoto, Tauillo Tezelli, Ricardo Grabowski, Ney Piacentini, Sebastião Mauro, Laércio Daleffe. Clique nas imagens para ampliar.

(O Colégio surgiu do sonho do professor Ephigênio José Carneiro. Foi criado em 29/07/1955)

(Lei de 04/11/1965 decretou que o Colégio passasse a denominar-se Colégio Estadual de Campo Mourão. Em 1968, mudou-se para o prédio no qual está instalado até hoje, inaugurado oficialmente em 10/10/68 pelo Governador Paulo Pimentel)

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal este resgate da história das instituições da cidade.
É a 1a. vez q' acesso este blog; como percebi q' vc. é um filho da terra, (e como eu não sou) tenho curiosidade e sugiro o seguinte:
- Porque não fazer, por exemplo, algo como "Caminhos da História de C.Mourão", o primeiro assunto seria contar a História dos nomes de Ruas da cidade
-Quem foi Francisco Albuquerque? ... e Manoel Mendes de Camargo? etc, etc...

Abraço,
Estter

Danilo Kravchychyn disse...

Luizinho, parabéns pela lembrança. O Estadual faz parte da história afetiva de todos os mourãoenses das décadas de 70 e 80. Sem que soubéssemos foi o espaço mais democrático da cidade naqueles tempos. De tão querido, o professor Martello foi presenteado com um Fusca 0km, comprado com o esforço dos alunos, que fizeram rifas e coletas junto à comunidade. Duvido que em algum lugar exista uma história (verdadeira) de tamanha admiração por um mestre. Falra do Martello é uma homenagem a todos os que lecionaram no Estadual ao longo destes anos todos.
Abraços.
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR

Anônimo disse...

Olá Luizinho, ficarei muito agradecido se você postar fotografias do Marechal Rondon dos anos 60 e de atualmente, porque não estou conseguindo pela internet para mostrar para minhas filhas/netas, pois moro muito longe de CM, sendo que pretendo ir somente no ano que vem ao Sul para visitar a nossa Home Town.

A propósito, pode informar notícias sobre a professora Eleni (nossa primeira professora)?

The Lap