17 de julho de 2009

Baú: de luto

Janete Justino Ferreira - (1961 - 2009)

O esporte mourãoense e toda a cidade está de luto: morreu uma guerreira! Depois de longa e dura batalha contra um câncer de mama, faleceu ontem em Campo Mourão a amiga Janete Aparecida Justino.
Abaixo, mostro novamente a seleção mourãoense de handebol, de 1981, que contava com o talento ,a força e a simpatia da Janete. Descanse em Paz!

em pé (da esquerda para a direita): Fátima, Janete Aparecida Justino (in memorian), Lenamar Fiorese, Sônia Prates, Marilei "Nonô" Zanini e Marcia Tomadon.
agachadas: Rosijane Ferreira Lima, Silvia Cavalcante, Rosemi Tomadon, Sandra Montemezzo e Neiva Prates.

Música do Dia

Chico Buarque e Tom Jobim - "Sem Compromisso"



Ídolos

Andrea Bocelli canta para Elmo dormir (No programa Vila Sésamo)

Vídeo-dicas Casablanca Vídeolocadora

Lançamentos da Semana









Os mais locados

- Território Restrito ... Policial
- A Pantera Cor de Rosa 2 - Comédia
- Quem Quer Ser Milionário ... Drama
- Operação Valquíria ... Drama/Guerra
- O Curioso Caso de Benjamin Button ... Drama

Da Net

Americanos têm versão masculina (e caipira) de Susan Boyle

Kevin Skinner é o típico caipira americano. Sotaque engraçado e roupas simples. Trabalhou caçando galinhas em um galinheiro, mas hoje está desempregado. Os americanos conheceram Kevin no palco do America’s Got Talent, o programa de calouros que, em sua versão britânica, revelou para o mundo o fenômeno da web Susan Boyle. Todos riram dele, como fizeram com Susan. E depois… Aconteceu isso:

(Fonte: Bombou na Net)

Resenha: Jogos Estudantis do Paraná - 1975

Depois de terminarmos entre os três primeiros no regional, disputado em Paranavaí, classificamo-nos, representando o Colégio Estadual de Campo Mourão, para a fase final, em Curitiba, dos Jogos Estudantis Paranaense em três modalidades (handebol, basquete e xadrez masculino).
Ainda não havia uma Secretaria Especial para o esporte como há hoje (a Paraná Esporte) e chegamos em Curitiba sem saber onde ficaríamos, contra quem jogaríamos e, nem mesmo, como seria a forma de disputa (nem os organizadores sabiam!).
Mal chegamos e alguns colegas já queriam voltar, só porque descobriram que era obrigatório para todos serem vacinados contra meningite.
Ficamos alojados numa escola ao lado do Passeio Público, onde não havia chuveiro, nem quente e nem frio, e tomávamos banho numa mangueira adaptada à torneira das pias (1975 foi o ano mais frio dos últimos cincoenta anos no Paraná - uma semana após os jogos, nevou na capital paranaense, só pra dimensionar o frio que passamos por lá).
Os organizadores resolveram fazer jogos eliminatórios por causa do grande número de participantes. No sorteio do handebol, nosso professor Josué pôs a mão na cumbuca e sorteou nosso adversário: Curitiba! Simplesmente a base da seleção brasileira da modalidade e que haviam chegado a poucos dias de uma turnê pela Europa. Os poucos que ainda não estavam bravos com o professor - ele perdera o dinheiro de alguns atletas logo ao chegar-, agora sim, tinham motivo para ficar, mesmo sendo uma questão de sorte e/ou azar. Havíamos nos classificado num regional muito difícil, enfrentando Maringá, Nova Esperança, Paranavaí e Goioerê e isso nos encheu de esperança para uma boa classificação.
Apesar de nossa dedicação o jogo foi um “vareio” só, 23 a 7. Para eles, claro. Dedicamo-nos tanto ao jogo, que o Marquinhos Pelizer (foto) teve uma câimbra que virou a barriga da perna para frente. Sério! Nunca mais vi uma câimbra daquelas.
Como naquela época podia jogar duas modalidades, ainda me restava o basquete, onde sempre fui aquele reserva que nunca entra. Perdemos para Guarapuava e até uma cesta contra fizemos (Marcos Pacheco, hoje dentista em Curitiba, subiu na nossa defesa, ganhou o rebote, se viu livre sem marcação e meteu dois pontos, isso mesmo, dois pontos contra).
Só nos restava voltar para casa e enfrentar a gozação dos que não foram e, ainda, as possíveis penalidades que a diretoria do Colégio nos aplicaria por causa de indisciplina de uns poucos durante nossa estada na Capital e na viagem de volta, em ônibus de linha. Ninguém foi penalizado!
E, até hoje, resta a saudável lembrança dos jogos e da convivência com ótimos amigos, com os quais disputei muitos outros jogos, sempre representando nossa cidade e até mesmo nosso Estado.

(Publicada no Semanário Entre Rios, em 10/09/2005)

Além Mar

Foi parar na parada de sucesso de vídeos uma conversa de rádio em Portugal, incrementada com legendas. É quase como uma piada de português, mas mais engraçado ainda. Anabela, coitada, tem… digamos… péssimas noções de matemática. Ou então ficou muito nervosa por estar ao vivo. Como acontece muito nos programas de TV das tardes brasileiras, os espectadores dão palpites sobre o peso de algo. No caso, um saco. Anabela foi escolhida para dar o seu. A dica do locutor é: “Mais de quatro quilos e meio”. Ouça os palpites da moça. O melhor de tudo, porém, é a reação do locutor.

Por e-email

ASSALTANTE BAIANO
Ô meu rei... ( pausa )
Isso é um assalto... ( longa pausa )
Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa )
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ..
Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa )
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.
Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )
Vou deixar teus documentos na encruzilhada ..

ASSALTANTE MINEIRO
Ô sô, prestenção
issé um assarto, uai.
Levantus braço e fica ketin quié mió procê.
Esse trem na minha mão tá chein de bala...
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!

ASSALTANTE CARIOCA
Aí, perdeu, mermão
Seguiiiinnte, bicho
Tu te fu. Isso é um assalto .
Passa a grana e levanta os braços rapá .
Não fica de caô que eu te passo o cerol....
Vai andando e se olhar pra tras vira presunto

ASSALTANTE PAULISTA
Pô, meu ...
Isso é um assalto, meu
Alevanta os braços, meu .
Passa a grana logo, meu
Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra
comprar o ingresso do jogo do Corintian, meu . Pô, se manda, meu

ASSALTANTE GAÚCHO
O gurí, ficas atento
Báh, isso é um assalto
Levanta os braços e te aquieta, tchê !
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

ASSALTANTE DE BRASILIA
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS...

16 de julho de 2009

Baú (quase)

Essa ainda não é do Baú, mas com certeza entrará para a história: Jarutais, torcedor fanático do Internacional, vestido com a camisa do Corinthians!
Como o doutor Cristiano Calixto, presidente do Clube dos Corintianos de Campo Mourão, está junto na foto, ele, Jarutais, deve estar pagando alguma aposta maluca, que sós os fanáticos assumem.
Recebi as fotos do Nego Salvadori e, pelos balões com comentários, elas devem ser do Boca Santa

Música do Dia

Vinícius de Moraes e Toquinho - "Tarde em Itapuã"


Flagrante

Sexo no carro

O fotógrafo deve ter usado uma tele-objetiva muito possante, para conseguir fotografar a cena.
Se forçar bem os olhos, dá pra ver…





Humor

(enviada pelo Antonio Kiwel)

Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Encontramo-nos aqui, convocados, reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura a Presidente da Câmara deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?
O candidato respondeu:
- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; A terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.
De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':
- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic) o fato, circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico, alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca (hic). E com todo a reverência, estima ou respeito que o senhor me merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou juntando (hic) os seus haveres, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho (hic) à leviana da sua progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à puta que o pariu!

Cockpit

Slides com imagens tiradas de dentro de cockpit de aviões. Aperte o play e boa viagem!

15 de julho de 2009

Baú

Clube 10 de Outubro Futsal - 1991

Equipe de futsal do Clube 10 que participou dos Jogos Interclubes de Campo Mourão, em 1991.

(da esquerda para a direita) Itamarzinho Tagliari, Renan Salvadori, Getulio Ferrari, Mário Teixeira Pinto, Frank Costa, Luizinho Ferreira Lima, Rui Aranha Figueiredo e Walcir "Dula" Ferreira Lima.

Música do Dia

Cat Stevens (Yusuf Islam) - "Peace Train"


Yusuf Islam, anteriormente conhecido pelo nome artístico de Cat Stevens (Londres, 21 de Julho de 1948) é um cantor e compositor britânico.
Seu nome de nascimento é Stephen Demetre Georgiou. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas 1960 e 1970. Entre suas canções mais populares estão "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son" e "Oh Very Young".
Stevens se converteu ao Islam e abandonou a música em 1978. Desde então passou a se dedicar a atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos anteriores como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de discos por ano.

Criatividade

Edson "Lubi" Cardoso me enviou email com capas de discos de duplas sertanejas. Confiram a originalidade e (falta de) criatividade. Clique na imagem para ampliar.

Pesadelo

O que será que ele estava sonhando?
(enviado pelo Ângelo Marcotti)

Crônica

Briga de Gigantes
Osvaldo Broza

O agropecuarista Sidnei Likes e o dono de franquia (Costelaria BR-3), Lauro Machado, popularmente conhecido como Laurinho, são amigos desde criancinhas, mas carregam uma rixa que não tem tamanho. Quer dizer, tem tamanho sim. Não muito grande, mas tem. Vou esclarecer. A rixa entre ambos é devida justamente ao tamanho deles. Cada qual diz ser mais alto que o outro. E vivem brigando por causa disso, cada um jurando que ganha na altura (se é que pode ser chamada assim. O certo seria meia altura). Apesar de toda essa briga, eles nunca se mediram oficialmente, isto é, na presença de testemunhas. Preferem contar vantagens (um baixinho já é garganta, imagine dois ao mesmo tempo) cada um a sua maneira, nas rodas de amigos, com direito a muita gozação e muitas risadas. O interessante é que, quando um diz que é maior que o outro, estufa o peito, estica o pescoço e fica na ponta dos pés, querendo parecer que tem tamanho... (êpa, quase que eu disse tamanho de homem). A última que contaram também difere um do outro: eles estavam passando férias juntos, em Camboriú, e ouviram falar que em determinado estabelecimento tinha um aparelho que media, de maneira precisa, o peso e a altura, ao mesmo tempo. Não tiveram dúvidas, foram pra lá, na esperança de colocarem ponto final nessa briga tão antiga – iniciada muito antes do Sidnei se revelar o maior ponteiro direito de Lirial São Luiz – depois passou pelo Araruna Esporte Clube e quase jogou no Palmeiras (dizem que costumava passar a bola – e ele junto - entre as pernas dos adversários), e o Laurinho começar a trabalhar na Pneumar (dizem que só saiu de lá porque não estava sendo bem visto na empresa – o balcão era muito alto). Mais uma vez, claro, não levaram testemunhas. E cada um conta que tem um milímetro a mais que o outro. O Laurinho jura que o Sidnei ficou tão chateado com o resultado que preferiu encerrar suas férias e voltar imediatamente para Campo Mourão. O Sidnei sustenta que voltou para Campo Mourão justamente para não ver o sofrimento do amigo. E arremata: “Eu sou um homem grande. Afinal, vocês já viram alguém me chamar de Sidineizinho”?

Extraída do livro "Campo Mourão em Crônica" de autoria de Osvaldo Broza

14 de julho de 2009

Baú

Escritório Ipê Handebol

Mais uma do álbum do César Bronzel. Essa, mostra o time de handebol do Escritório de Contabilidade Ipê, que participou de campeonato da modalidade realizado em Campo Mourão. Bons tempos aqueles em que eram realizados campeonatos, de várias modalidades na cidade, e sempre com participação de muitas equipes. Na foto, temos a impressão que é o Ricardo Alípio Costa que está chegando atrasado. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esquerda para a direita): Francismar, César Bronzel, Jorginho Fernandes de Moraes e Amarildo Fuzeto.
agachados: Claudio Kravchynchyn, Waldemorzinho Vigilato, Getulinho Ferrari, Edgar Pereira e Luís Carlos Prates.

Música do Dia

Adoniran Barbosa e Elis Regina - "Iracema - Um Samba no Bexiga - Saudosa Maloca"

Da Net

Polonesa diz que piscina engravidou a filha
Como não existe boto no Egito, Magdalena Kwiatkowska apelou para uma desculpa para lá de bizarra. A polonesa está processando um hotel no Egito sob a acusação de que a água da piscina engravidou a sua filha! Sim, Magdalena afirmou que havia esperma na água quando a filha de 13 anos entrou na piscina - e aí a barriga da filha começou a crescer quando retornou à Polônia!
"A mulher não quer admitir que a filha tenha estado com um rapaz no Egito durante as férias", disse uma fonte do setor hoteleiro à imprensa de Varsóvia.
(Fonte: Page Not Found)

Irracionais!!!???

Essa é a história de um casal de Andorinhas... comovente!!!

Aqui sua companheira foi machucada e a condição é fatal
Ela foi pega por um carro enquanto voava baixo em uma rua.
Aqui ele traz comida para ela e a atende com amor e compaixão.
e trouxe comida novamente mas ficou chocado ao encontrá-la morta.
tentou movê-la ... um esforço raramente visto entre andorinhas!!
mas percebe que sua querida esta morta e que nunca mais voltará para ele...
Ele chora tristemente a perda de seu adorado amor...
Permaneceu ao lado dela tristemente em sua morte...
Finalmente consciente de que ela não retornaria jamais...
Permaneceu ao lado de seu corpo com tristeza

Milhões de pessoas choraram depois de ver estas fotos nos EUA e Europa e mesmo na India.
Dizem que o fotografo vendeu estas fotos por um valor nominal ao mais famoso jornal da França;
Todas as cópias do jornal foram vendidas no dia em que estas fotos foram publicadas.
E muitas pessoas pensam que os animais não tem cérebro ou sentimentos??!?!

Letras

SONETO DA FIDELIDADE
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive) :
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19/10/1913 — Rio de Janeiro, 9/07/1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

13 de julho de 2009

Baú

Nessa foto, dos anos oitenta, estou ao lado de dois amigos que estimo e admiro muito: Nelson Bizoto e Marcelo Silveira.
Nessa época, eramos presença certa em quase todos os eventos sociais que aconteciam na cidade. Quando não havia nada, reuníamos as famílias para algum programa delicioso.
Engraçado e ao mesmo tempo uma pena, é que agora, que os filhos estão grandes, nos reunamos tão poucas vezes. Mas continuamos ótimos amigos, na verdade, Irmãos.

(da esquerda para a direita): Nelson José Bizoto, Antonio Marcelo da Silva Silveira e Irineu Luiz Ferreira Lima

Charge

Benett. Na Gazeta do Povo, 13/07/09

Sabia?

Por que há uma espécie de 'Choque' quando se Bate o Cotovelo na Quina da Mesa?

A reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar.
'No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando suscetível a pancadas'. Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.

Da TV: Pânico

13 de julho, Dia Mundial do Rock

Fonte: Bombou na Web


Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Porque foi a primeira gravação de uma música de rock? Porque nasceu um dos fundadores do estilo? Porque marcou a morte de um deles? Nada disso… A data é um pouco estranha mesmo. Marca a realização de um concerto em 1985 chamado Live Aid, organizado por roqueiros para aplacar a fome na Etiópia.
Na verdade, pouco importa tudo isso. O que vale é a chance de louvar o estilo musical que ajudou a moldar a sociedade ocidental a partir da metade do século passado.
O problema é que, infelizmente, o dia cai em uma segunda-feira. A segunda-feira é o anticlímax do rock. É o dia oficial para se parar de beber, parar de fumar, começar dietas, acordar cedo e ir dormir cedo. Isso tudo é ótimo, mas é o oposto da transgressão. A quem apelar?
À internet, é claro. Nada é mais transgressor hoje em dia. No trabalho, mesmo com olheiras e boca seca de um fim de semana de esbórnia, é possível “escapar” para a web e celebrar o rock n’ roll. Aí vão algumas dicas:

- Medley de Bohemian Rapsody e Radio Ga Ga, dois dos maiores clássicos do Queen, tocado ao vivo no Live Aid, concerto que marca o Dia Mundial do Rock. A banda fez o show mais aclamado do evento.


- Elvis Presley - Heartbreak Hotel


Raul Seixas - Metamorfose Ambulante


Bill Haley - Rock Around The Clock


Chico Science e Nação Zumbi - A Cidade