20 de junho de 2017

Quais são os melhores chás para combater a gripe?


A fórmula é certa: a mamãe ou a vovó sempre indicam um chá bem quente quando você está resfriado. Mas será que eles realmente fazem efeito? A bebida não cura, mas de fato auxilia na hora de aliviar sintomas como inflamações, nariz entupido e até as dores no corpo. 

Segundo o portal Bem Estar, além dos benefícios que a bebida traz ao ser consumida quente (como o aumento da temperatura interna do corpo), os chás servem para hidratar, possuem efeito anti-inflamatório, sedativo e até mandam embora aquele mal estar causado pela gripe.

Os chás mais famosos por possuírem propriedades curativas que aliviam a gripe são os de hortelã, erva-doce, eucalipto, limão e camomila. Essas versões da bebida, além de acessíveis, são saborosas e muitos usadas pelos brasileiros em caso de doenças.

Poderosos aliados também são os ingredientes utilizados para adoçar os chás, e deixá-los mais potentes. É o caso do gengibre, alho, mel e até cebola: esses alimentos possuem substâncias que ajudam a descongestionar as vias respiratórias, diminuem a inflamação, amenizam a tosse e até ajudam a mandar a gripe embora.

O mel, por exemplo, hidrata a mucosa – enquanto o alho serve para combater o vírus diretamente. Estes acompanhamentos devem ser adicionados ao chá quando o mesmo ainda estiver bem quente. No caso do alho e do gengibre, amasse-os para liberar todas as propriedades.

Os chás não substituem os medicamentos indicados pelo médico, claro. Mas são grandes aliados na hora de aliviar os incômodos e mandar a gripe embora.

Nenhum comentário: