Que planta escolher para uma pessoa querida?


Plantas são presentes que agradam, eu acho, a todo mundo. Mas, claro, é preciso que se escolha bem a planta que se vai dar de presente - não adianta dar um cacto para quem quer sentir o aroma da rosa ou, dar uma planta quer requeira muitos cuidados aos que não têm tempo ou gosto de ficar no jardim.

Geralmente quem pensa em uma planta para dar de presente, pensa logo nas flores mas, nem só de flores se faz a festa - tem quem goste de receber mudas: manjericão, alecrim, arruda e sálvia são as minhas preferidas por exemplo, mas também podem ser mudinhas de couve-lombarda, couve-manteiga, brócolis...

Um presentão mesmo seria uma caixa inteira de mudas de hortaliças para aqueles que sonham em fazer sua própria horta de metro quadrado, não é?

Então, aqui junto algumas sugestões de plantas e flores que você pode escolher para dar de presente ao seu melhor amigo, à sua mãe ou filha ou até ao seu marido (que talvez faça bom uso de um vaso de sete-ervas, o clássico da proteção brasileira).

Vamos então à algumas dicas para escolher a planta ideal para uma pessoa querida. E isso, claro, vai depender do tipo de pessoa você quer presentear.

1. Pessoas que "não gostam de plantas"
Para aquelas pessoas que dizem não gostar de cuidar de plantas, porque não têm dedo verde ou não têm tempo nenhum para se dedicarem a podas, regas e adubações, presenteie-as com cactáceas (cactos), violetas ou amores-perfeitos, algumas das plantas mais fáceis de se lidar em casa, no jardim ou escritório.

2. Pessoas que adoram jardinagem
Para aqueles que gostam de cuidar das plantas, têm o tempo necessário e até fazem dessa prática uma terapia para a vida, que tal umas ideias diferentes para montarem um jardim sensorial ou uma lhe dar uma prímula de presente?

3. Para os amantes de flores
Já para aquelas pessoas que amam flores, minha recomendação é de que se dedique a formar um jardim, no chão ou em vasos, que atraia abelhas, flores e borboletas e também beija-flores. Imagina só que jardim florido será esse, não?Entre as espécies indicadas estão: verbenas, margaridas, maracujá, girassol, lavanda, sálvia, borragem, etc.

4. Pessoas que moram em lugar pequeno
Para aquelas pessoas que moram em apartamento e têm pouco espaço, nós indicamos as mini-suculentas que ficam muito lindas em um jardim pequeno, de canto de janela, ou uma horta suspensa, se o seu gosto for por cultivar sua salada de cada dia.
Mas, se seu apartamento não tem espaço nem para um jardim em pé como esse de acima, dê uma olhada aqui no Livi, um modelo de mini-jardim que caberá em qualquer janela e fica muito charmoso.

5. Pessoas que gostam mesmo é de cozinha
Mas, para aquelas pessoas que adoram cozinhar, realmente o melhor presente são algumas mudas de ervas aromáticas e especiarias, penso eu, e uma ideia boa de como se fazer um pequeno jardim, de cozinha ou varanda, com as plantas que você presentear.

6. Pessoas que gostam de enfeites
Já para as pessoas que gostam de casa enfeitada, nada melhor do que presentear plantas ornamentais ou ramos de flores bem escolhidas como tulipas, rosas ou açucenas, que têm boa durabilidade depois de cortadas, ou então orquídeas que se bem cuidadas mantêm a floração.

7. Pessoas que fazem uso de remédios caseiros
Alguns dos melhores remédios naturais de uso popular podem ser tirados de ervas medicinais que cultivamos no nosso jardim: camomila, babosa, alfazema, alecrim e tantas mais são bons exemplos. Que tal presentear a pessoa querida que gosta de um remédios caseiro, com uma destas 8 plantas medicinais fáceis de se cultivar em casa?

8. Pessoas espiritualizadas
Para a proteção espiritual não há nada melhor do que um vaso de 7 ervas - pimenta, arruda, alecrim, guiné, espada-de-São-Jorge, comigo-ninguém-pode e manjericão são as clássicas. Mas, claro, cada crença tem as suas e eu acho que, dentre as que mais protegem está a aroeira.

9. Pessoas que prezam muita pela saúde
Dracena
Se a pessoa querida for daquelas que prezam pela saúde, que tal presenteá-la com uma das as 5 plantas mais eficientes para purificar o ar da sua casa? Bálsamo Crassula argentea, Clorofito Chlorophytum comosum, Palma ou Opuntia Consolea falcata, Bromelia Guzmania lingulata, Dracena fragrans são plantas que alteram a composição dos gases que causam danos à saúde e purificam o ar dentro de casa.

10. Pessoas que precisam de boa sorte
E para finalizar, quem sabe você gostaria de presentear seus amigos com uma planta que a sabedoria popular diz trazer boa sorte? Para isso, nada melhor do que um vaso de pimenteiras, vermelhinhas, coloridas, biquinho ou de cheiro, uma mudinha de manjericão miúdo ou um lindo ramalhete de girassol.
Postar um comentário