9 de outubro de 2014

O que muda na sua vida quando você adota um animal de estimação

Saiba o que muda automaticamente (e o que você precisa mudar) quando adota um animal.
Adotar um animal é uma responsabilidade. E bota responsabilidade nisso! Várias coisas mudam (tanto em você quanto na sua casa) quando você adota um bichinho de estimação, seja gato ou cachorro. É preciso se adaptar para evitar stress e também maus tratos pro animal. Algumas recomendações básicas vão servir pra ajudar você, que já tem um bichinho em casa, a se organizar melhor; ou pra te mostrar como vai ser sua nova rotina caso decida adotar um.

Espaço
Um novo morador precisa de novas acomodações. Verifique se a sua casa ou apartamento comporta um bichinho. Cachorros precisam de ainda mais espaço do que gatos. Os felinos com o tempo vão “criando” seus próprios espaços na casa, mas mesmo assim uma caminha e um cantinho com água e ração é o mínimo para a boa convivência. É o que ele precisa pra se ambientar.

Brinquedos
Para evitar que seus móveis virem um palheiro, brinquedos e outras distrações são fundamentais. Eles vão manter seu bichinho ocupado, ao invés de caçar quinas de móveis ou outras coisas importantes. Você também vai ter que gastar um pouco do seu tempo brincando com o seu bichinho. Troca de afeto é ótimo para o animal e também para você. Brinque com ele e o acaricie bastante no tempo em que passarem juntos em casa.

Ração e água
Sabe aquele clássico “esqueci de almoçar” quando você passa o dia atarefado no trabalho? Pois é, gato e cachorro não esquecem de almoçar. Então não esqueça nunca de trocar a água e a ração deles antes de sair de casa. Deixar os bichinhos passando fome é sacanagem. Programe as vezes em que você fará a “manutenção” pro seu companheiro e torne isso parte da sua rotina.

Companheirismo
Um bichinho de estimação é seu companheiro. Seja o companheiro dele também. Como eu falei lá em cima, não o distraia só por amor aos seus móveis, faça isso por afeto também. Ele sente isso e com certeza vai retribuir.

Você começa a conversar igual um debiloide
É inevitável.

Nenhum comentário: