"Viajei" nessa matéria, que mostro abaixo, do jornalista Dilmércio Daleffe para a Tribuna do Interior, publicada no final de semana.
Quantas vezes fui à matinée do Cine Plaza curtir filmes de faroeste, daqueles que quando chegava a cavalaria para salvar o mocinho e a gente, de alegria e alívio, batia o pé no chão que parecia que ia cair o prédio, dos filmes de lutas com Hércules, Sansão ou Maciste, filmes do Mazzaropi, do Teixerinha. Quantos gibis troquei antes de começar a sessão de domingo à tarde - isso mesmo, com quinze, dezesseis anos e meus pais me deixavam ir apenas nas matinées.
Quando uma menina deixava sentar ao lado dela era motivo para contar durante o mês e se deixasse pegar na mão nem conto o que acontecia, acho que era melhor que um gol do Rogério Ceni contra o Corinthians.
E a luta para tentar burlar a vigilância do porteiro e assistir filmes impróprios para menores de 18 anos. Assisti alguns deles e hoje eles passam na sessão da tarde da televisão. Não vou contar que uma vez, faltando poucos dias para completar a maioridade, fui ao cinema com a Elvira e o porteiro deixou apenas ela entrar e eu não...
Curtam a matéria do ótimo Dilmércio.
Os tarados e outras lembranças do Cine Plaza
Tribuna do Interior/Dilmércio Daleffe
Fechado definitivamente em maio de 94, o antigo Cine Plaza não deixou apenas as lembranças de uma época de ouro. Ficaram também os rastros de histórias e estórias, ainda contadas por pessoas que vivenciaram a sua tela. Brigas, paqueras e até tarados. Enfim, fatos que o tempo jamais apagará. Na verdade, trata-se de um prédio, o qual por três décadas, colaborou na consolidação da cultura da cidade. O Cine Plaza, inaugurado em 64, possuía 1,6 mil lugares. Passou por um incêndio em 66, mas foi reformado. Hoje, depois de extinto, deu lugar a uma igreja. Sorte que as paredes não falam.
Aos 52 anos, Neuza Machado se lembra da época que trabalhava na bilheteria do antigo cinema. Foram 12 anos no local e muitas histórias por contar. Ela lembra que diariamente, a última sessão era destinada ao público adulto. Numa única vez, após a reprodução do filme pornô, um casal foi contratado para desenvolver sexo explícito, tudo ao vivo. Foi uma atração sem igual, disse. Naquele dia, Neuza foi com a irmã dar uma espionada. Ficaram de pé num cantinho, encostadas na parede. Mas de repente, eis que surge um tarado e agarra a irmã por trás. “Gritamos tanto que o homem foi tirado na hora. Segundo ela, enquanto os atores faziam o show, muitas pessoas, não acreditando no que viam, subiram ao palco para verificar de perto o inimaginável. “Subiu muita gente. Tanto é que o show acabou”, disse ela.
Neuza também lembra quando teve que trabalhar de lanterninha – função a qual o objetivo é identificar os arruaceiros durante a escuridão do cinema. Numa dessas vezes, ela observou que um indivíduo se mexia muito na poltrona. Quando virou a lanterna até ele, o homem já estava com a “lanterna” pra fora. “O dono do cinema não conseguia contratar um lanterninha. Então, depois que fechávamos a bilheteria, eu fazia esta função. Confesso que não gostei”, disse.
Engraçado foi a vez que um homem adentrou as roletas do Cine Plaza com um dos primeiros travestis da cidade. Neuza estava na bilheteria com outra funcionária. As duas chegaram a apostar que o cidadão não permaneceria na poltrona depois que descobrisse o inusitado. E assim aconteceu. Depois de 15 minutos, o homem saiu em disparada. Não olhou para os lados e, muito menos para trás. Também não foi mais visto no cinema. Foi cômico para elas. Trágico para o rapaz.
As paqueras também ocorriam fora do prédio. Na década de 70, por exemplo, os boyzinhos da cidade desfilavam seus Mavericks envenenados em frente ao Cine Plaza. Jorair Fernandes de Moraes viveu o momento. Hoje, morando em Cuiabá, ele se recorda que era ali, na Rua Brasil, onde a moçada se reunia, principalmente, nas tardes de domingo. “O point era ali. E não havia violência. Ninguém brigava, não jogavam garrafas na rua e não se vias armas nas mãos de ninguém. Era mesmo uma época de ouro”, lembra.
Neuza trabalhou na bilheteria do cinema durante 12 anos, foi até lanterninha
Não querendo ser identificado, Eusébio – nome fictício de um morador de Campo Mourão – ainda se lembra da vez que foi ao Cine Plaza com um de seus amigos. Ainda moleques, foram atrás das paqueras. Cada um sentou-se ao lado de uma moça. E deu certo. Depois de beijos e abraços decidiram sair do cinema de mãos dadas com as “namoradinhas”. Lá fora, já no clarão das luzes, ele notou que sua “futura mulher” usava um Kixute (antigo tênis preto masculino, quase todo em borracha, com travas para jogar bola). Não bastasse a cena de repúdio do conquistador, os cadarços ainda estavam amarrados na canela da moça. “Aquilo pra mim foi um broxante. Larguei a mão dela na hora e nunca mais a vi”, diz. Ele lembra que antigamente as poltronas do Cine Plaza eram cenário de conquista. Mesmo que isso trouxesse um pouco de surpresas mais tarde.
Neuza não confirmou, mas alguns antigos freqüentadores se lembram das peripécias de um verdadeiro artista do escuro. Assim que as luzes se apagavam, durante as sessões pornôs, o indivíduo tirava o membro para fora e se dirigia a uma fileira de cadeiras. Entre as poltronas, andava rapidinho, de costas aos que estavam sentados e, ao mesmo tempo, esfregando a sua “lanterna”, na cabeça e pescoço dos que estavam sentados a sua frente. Já no final da fileira, depois de uma esfregação contínua, o último era torturado. Imagine só a cena.
Ronivon Rodrigues, hoje aos 44 anos, mantém boas recordações do tempo em que trabalhou no Cine Plaza. Primeiro atuou pintando cartazes de filmes. Sim, naquela época, os cartazes para chamar a atenção do público eram pintados. Parte do sucesso de bilheteria se dava a criatividade dos pintores. Depois, Roni foi promovido para projetar filmes. Nos dez anos em que permaneceu no local, a máquina era a carvão. “Também presenciei cenas estranhas”, disse. Certa vez flagrou um homem de quase dois metros de altura com as partes de fora, atrás das cortinas. “Tivemos que tirá-lo do local”, afirmou. Apaixonado pela sétima arte, Roni tem muitas saudades daquele tempo. “Eu lembro que o filme “Stalone Cobra” recebeu mais de 50 mil pessoas. Foram mais de 30 dias com a sala lotada”, afirma. Parte dos cartazes pintados naquela época ainda existe. Ele os guardou na casa de seu filho, em Santa Catarina.
Foto histórica dos fundadores do Cine Plaza
Como tudo teve início
De família tradicional e pioneira na cidade, o empresário Getúlio Ferrari apostou e construiu na década de 60, uma das maiores e modernas salas de exibição cinematográfica do país: o Cine Plaza. Com capacidade para 1650 pessoas sentadas, o cine serviu para grandes exibições. Na época, filmes chegavam a ficar mais de 30 dias em cartaz e com várias sessões com lotação de até 1800 pessoas. Dois anos após sua inauguração, houve um grande incêndio que destruiu totalmente o cinema. Ele foi reconstruído em apenas quatro meses.
De acordo com Arno Ferrari, filho do saudoso Getúlio, o Cine Plaza também serviu para abrigar grandes shows, formaturas e as assembléias gerais da Coamo. “A Viação Mourãoense, por exemplo, chegava a colocar mais de dez ônibus no domingo à noite, na saída da sessão das 20h. Tudo para transportar o grande número de espectadores que vinham à sessão”, lembrou Arno. Segundo ele, naquele tempo, o prédio foi por muitos anos a única fonte de entretenimento na cidade.
Outra lembrança. Nas sessões de matine era comum a troca de gibis pelas crianças que freqüentavam o cinema. Um gibi novo equivalia a vários usados. Algumas crianças traziam mais de 20 gibis para serem cambiados entre os freqüentadores. Foi também nestas ocasiões, quando alguns pais iam ao cinema, no domingo a tarde, e solicitavam ao lanterninha que os ajudassem a procurar as filhas. “Eles queriam ver se elas não estavam namorando ao invés de assistir ao filme”, comentou. Em alguns casos, chegavam até mesmo retirar as filhas na base do safanão, quando as flagravam com os namoradinhos.
Na década de 80 houve a imposição do Concine - Conselho Nacional de Cinema que atuou como gestor do cinema nacional - para que fosse exibido um limite mínimo de filmes nacionais. Como os grandes filmes (Mazaropi, Xuxa e Trapalhões) eram lançados esporadicamente, existia a necessidade de passar os filmes chamados de pornochanchada (mistura de pornô com palhaçada). Isso era feito na sessão das 22h. O público se resumia em grande parte a viajantes, homens solteiros e algumas personalidades da terceira idade.
No entanto, com o surgimento do vídeo cassete, do acesso fácil a televisão aberta e da liberação dos costumes, a freqüência de público nas sessões começou a declinar, culminando com o fechamento do cinema no dia 15 de maio de 1994, com o filme “O Anjo Malvado”. O prédio então deu lugar a uma igreja. Este foi o adeus do famoso Cine Plaza.