19 de novembro de 2021

Pioneiros na inauguração do Hotel Santa Maria, em Campo Mourão; fotos

Foto enviada pelo amigo Versi Sequinel mostra pioneiros mourãoenses durante a inauguração do Hotel Santa Maria, que ocorreu em um 10 de outubro de 1970.

(da esq. para a direita): Belin Carolo, Arthur Tramujas Filho, Horácio Amaral, Dom Eliseu Simões Mendes, Doraci Scorsato, Milton Luiz Pereira, Luiz Carolo e Munir Karam
Campo Mourão/PR - 10/10/1970

Segundo o Versi, que tem uma memória incrível e sabe tudo de nossa cidade, especialmente dos fatos ocorridos após sua chegada aqui - no início dos anos 1960, a família Carolo tem participação fundamental na evolução de Campo Mourão como município.

Belin Carolo ( 1896 * 1974) nasceu em Veranópolis (RS), casou com Maria Ferri, com quem teve quatro filhos. Chegou em Campo Mourão em 1946, instalando-se na Campina do Amoral, onde, em sociedade com João Batista Perdoncini, adquiriu uma serraria. Seu Belin construiu o Hotel Santa Maria, o primeiro prédio com elevador de Campo Mourão, doou a área para a construção do ginásio Belin Carolo, que agora pertence à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ouço muito que ele foi o grande responsável pela transformação agrícola de nossa cidade, ao incentivar a vinda, inclusive com doação de terras, de amigos gaúchos que aqui chegaram e acabaram com a fama de termos terras apenas para as formigas saúvas e as plantas samambaias. 

Arthur Tramujas Filho (1916 * 1996) nasceu em Paranaguá e chegou em Campo Mourão em 1952, onde exerceu a função do primeiro inspetor de ensino da cidade. Ele foi sócio fundador do Hotel Santa Maria, da Guarani Automóveis (revenda Fiat) e da Coamo. 

Horácio Amaral (1927 * 1974) nasceu em Mallet (PR) e foi o 12º prefeito de Campo Mourão. Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, ficou conhecido como um dos maiores advogados na área criminal no Estado, sendo admirado e respeitado por seus colegas. A criação da Fecilcam, atual Unespar, é uma das principais conquistas de seu mandato (1969 - 1972). Doutor Horácio faleceu em acidente de automóvel durante campanha para se eleger deputado estadual. 

Dom Eliseu Simões Mendes (1915 * 2001), baiano de Feira de Santana, foi o primeiro Bispo da Diocese de Campo Mourão, da qual tomou posse em 23 de abril de 1960.

Milton Luiz Pereira (1932 * 2012), natural de Itatinga (SP), ele era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, atuou como Juiz Federal substituto e titular da 2ª Vara da Seção Judiciária do Paraná, como Juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (1989) e presidente do TRF-3ª Região (1989/1991). Foi prefeito de Campo Mourão no período de 1964 a 1967, cuja gestão foi indicada como sendo Município Modelo do Paraná. 

Luiz Carolo (1929 * 2013), produtor rural, ele herdou o dom do empreendedorismo do pai Belin Carolo e foi um dos principais responsável pela construção do Hotel Santa Maria. 

Munir Karam (1937 * 2020), natural de Curitiba, advogado de formação, foi vice-prefeito na chapa do doutor Horácio Amaral, juiz de direito em Goioerê e se aposentou, em 2007, como desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Doracy Scorsato, que na foto aparece logo atrás do doutor Milton, foi gerente e repórter da Rádio Colméia de Campo Mourão por muitos anos. 

Hotel Santa Maria

Construído pela família Carolo e inaugurado em 10 de outubro de 1970, por anos o prédio do Hotel Santa Maria foi a edificação mais alta de Campo Mourão. 

Foto de 1965 mostra o prédio em obras e, ao lado, a casa do pioneiro Harrison José Borges, onde funcionava o Cartório da Dona Julia. 

Atualmente o Hotel é de propriedade da família do também pioneiro mourãoense, o ortopedista Francisco Fernandes Claudino, o doutor Claudino.

Nenhum comentário: