1 de junho de 2021

Cavalo terapeuta procura pacientes terminais e leva conforto [vídeo]

Peyo, o cavalo "terapeuta" com um paciente - Foto: Jeremy Lempin/Divergence

A incrível sensibilidade dos cavalos é algo para ser estudado. E o Peyo é prova disso. Ele é um cavalo terapeuta que atua em um hospital da França e escolhe sozinho o quarto vai entrar e qual paciente ele vai ajudar naquele dia.

E mais: a equipe médica que o acompanha garante que ele sempre vai até o paciente que mais precisa.  Peyo entra acompanhado do tutor Hassen Bouchakour e vai justamente até as pessoas que estão mais debilitadas. (vídeo abaixo)

Essa “terapia animal” tem impacto positivo nos doentes: ajuda a reduzir a ansiedade, a pressão arterial e a melhorar a frequência cardíaca de pacientes terminais.

Ele entra no hospital uniformizado e esterilizado: “Antes de criar um encontro e para ter a certeza de que ele está certo, pedimos a Peyo para dirigir-se 3 vezes para o quarto onde ele quer ir e depois levantar a perna anterior para mostrar a porta certa”, explica no Facebook a página Les Sabots Du Coeur –  Os Cascos do Coração, em tradução livre.

Prêmio

Uma das imagens do atendimento do Peyo foi feita no final de 2020 pelo fotógrafo Jeremy Lempin. Chamada Doctor Peyo and Mister Hassen, a foto foi indicada para a edição 2021 do World Press Photo na categoria Contemporary Affairs. (foto abaixo)

Peyo na foto premiada – Foto: Jérémy Lempin
 

Na imagem ele se aproxima da cama de Marion, uma jovem de 24 anos com metástase, acompanhada do filho Ethan, de sete anos.

A foto foi tirada na unidade de cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Calais.

A história do Peyo

O cavalo Peyo faz sucesso desde 2018, quando começou a ajudar na terapia de doentes numa ala pediátrica de um hospital na França. Ele pertence ao artista e cavaleiro Hassen Bouchakour.

Em 2011, após anos de competições e shows equestres, Hassen e o Peyo entraram no mundo da medicina.

E depois de vários resultados positivos com pacientes, em 2016, cientistas, médicos e veterinários decidiram criar o projeto Les Sabots du Coeur.

É um trabalho lindo que leva serenidade, amor e gentileza a pessoas que estão partindo desta vida.

Peyo “atende” pelo menos 20 pacientes por mês.

Peyo, escolhendo o quarto que quer entrar - Foto: Jeremy Lempin/Divergence

Assista:



 

Do Só Notícia Boa (com informações do The Guardian)



Nenhum comentário: