Uma das imagens mais icônicas da história da música, a emblemática capa do oitavo álbum de estúdio dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, fascina há mais de 50 anos fãs por todo o mundo.
Primeira capa da história a inserir todas as letras das canções em sua contracapa, foi projetada pelo casal de artistas de pop art Peter Blake e Jann Haworth e traz o grupo fictício Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band como uma espécie de alter ego dos músicos, cercados por um grupo de recortes de papelão de grandes personalidade da história. A capa rendeu à dupla de artistas um Grammy em 1968.
O site gringo LouderSound a classificou como “a Monalisa das capas de discos”, já o autor Ian Inglis concluiu que após seu lançamento, as capas de álbuns não eram mais “uma coisa supérflua a ser descartada durante o ato de ouvir, mas sim um componente integral da apreciação, que expandia a experiência musical.” Vale lembrar ainda que no final dos anos 90 entrou na lista da BBC de obras-primas britânicas de arte e design no século XX.
O conceito da arte de capa começou com esboços feitos por Paul McCartney, que teve como inspiração uma foto da década de 1920 da orquestra de seu pai, “Jim Mac’s Jazz Band”, cercada por fãs bem vestidos. Paul também pediu para que seus parceiros de banda escolhessem quais ídolos eles gostariam de ter na imagem. Todos trouxeram ideias sensatas, enquando John Lennon queria Hitler e Jesus Cristo que, como se pode notar, ficaram de fora do projeto. Apesar de nem todas as personalidades contidas na capa terem sido contatadas para a autorização, não houve nenhum tipo de problema enfrentado pela banda em relação à qualquer uso indevido de imagem.
Além da multidão de personalidades, a capa de Sgt. Pepper’s também conta com um cenário bastante criativo, baseado em “gráficos futuristas e antiquados”, mas que não saiu bem como os designers queriam. Primeiro por um erro de escrita na bateria: a falta de um apóstrofo entre o‘ R ’e o‘ S ’no tambor, dando a impressão de que o nome fosse Sargento. Pimentas. E depois por conta das flores e plantas contidas no cenário. A ideia eram plantas apertadas em vasos baixos para que toda a área de terra fosse coberta e as letras estivessem perto do solo, mas as enviadas destoaram do projeto inicial que tinha como conceito o jardim cívico de Hammersmith, em Londres. Os Fab Four trouxeram vários objetos e bugigangas para adicionar ao cenário. McCartney alugou uma van para carregar trombetas e tubas. O objetivo era ter “instrumentos nada Beatles” na foto. Só que eles não sabiam como segurá-los, então o produtor George Martin teve que ensiná-los.
Confusões à parte, a arte da capa foi finalmente terminada e se tornou a mais cara de todos os tempos! Seu custo de £ 3.000 foi considerado extravagante numa época em que capas de discos não eram exatamente cultuadas e custavam em torno de £ 75.
E quem eram todas as personalidades contidas na capa?
1. Sri Yukteswar
2. Aleister Crowley
3. Mae West
4. Lenny Bruce
5. Stockhausen
6. W.C. Fields
7. Carl Jung
8. Edgar Allen Poe
9. Fred Astaire
10. Merkin
11. The Vargas girl
12. Huntz Hall
13. Simon Rodia
14. Bob Dylan
15. Aubrey Beardsly
16. Sir Robert Peel
17. Aldous Huxley
18. Dylan Thomas
19. Terry Southern
20. Dion
21. Tony Curtis
22. Wallace Berman
23. Tommy Handley
24. Marilyn Monroe
25. William Buroughs
26. Mahavatar Babaji
27. Stan Laurel
28. Richard Lindner
29. Oliver Hardy
30. Karl Marx
31. H.G. Wells
32. Paramhansa Yogananda
33. Stuart Sutcliff
35. Max Muller
37. Marlon Brando
38. Tom Mix
39. Oscar Wilde
40. Tyrone Power
41. Larry Bell
42. Dr. Livingstone
43. Johnny Weissmuller
44. Stephen Crane
45. Issy Bonn
46. George Bernard Shaw
47. Albert Stubbins
49. Lahiri Mahasaya
50. Lewis Carol
51. Sonny Liston
52 – 55. The Beatles
57. Marlene Dietrich
58. Diana Dors
59. Shirley Temple
60. Bobby Breen
61. T.E. Lawrence
E vale lembrar que muitos ficaram “cobertos” pelos músicos na foto de capa, mas você pode observá-los mais detalhadamente na imagem abaixo:
A lendária capa de Sgt. Pepper’s consegue refletir a mistura de estilos variados de suas músicas e coloca os Beatles num dos principais contextos culturais do século 20. Banda, capa e álbum históricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário