Carlão Tagliari e o Ione Sartor (sendo abraçado pelo Louri da Silva) JAP's de 1975 - Paranavaí |
Do álbum do Ione Sartor, fotos mostra ele e companheiros da Seleção de Campo Mourão comemorando a conquista do título de campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) de 1975, em Paranavaí.
Foi o primeiro título estadual de nossa cidade.
Por muitos anos o JAP´s e a Taça Paraná eram as principais competições estaduais para o então futebol de salão. Nessa época, as equipes se preparavam o ano inteiro para competir durante uma semana com as principais equipes paranaenses. Hoje, infelizmente, o Jogos Abertos é apenas realizado para cumprir com calendário esportivo estadual, sem nenhum tipo de atração para as equipes de futsal.
Nesta edição, em Paranavaí, pela primeira vez, a Televisão Tibagi transmitiu as principais partidas de várias modalidades. Com apenas 15 anos de idade, lembro que estive em Paranavaí assistindo alguns jogos, mas não tive oportunidade de ver nosso selecionado de futsal.
A equipe de 1975 reuniu alguns dos principais e mais talentosos jogadores que vi vestindo as cores de nossa cidade: James Klank, Ione Sartor, Louri da Silva, Luizinho Kloster, Ivando "Rancho" Capato, Carlão e Itamar Tagliari jogavam demais. Sem esquecer do Beline Fuzeto, nosso "Deus da raça", responsável por manter o foco na vitória sempre (sabia perder, mas sofria muito nesses momentos).
Eles são os responsáveis por eu ter escolhido o futsal como a minha modalidade.
Para chegar ao título, a Seleção Mourãoense teve que passar por dois dos seus principais rivais, Londrina e Maringá. Paranavaí, Ponta Grossa, Apucarana e Cascavel completavam as cidades com os principais times da época.
Rancho marcou o gol da vitória (1 a 0) sobre Londrina na semifinal. Na decisão, contra Maringá, o Ione foi o responsável pela vitória na decisão por pênaltis (só um jogador cobrava as penalidades nessa época) depois de empate no tempo normal.
Ivando "Rancho" Capato (número 9), Ione Sartor (acho que sendo abraçado pelo Hélio Ampudia) e pelo saudoso Zé Rosa (camisa xadrez) e lá atrás, sorrindo, o Idevalci Ferreira Maia. |
Observando a foto acima percebi que a presença do professor Idevalci, recém chegado em Campo Mourão. Vou querer saber o que ele estava fazendo dentro da quadra.
Escrevendo sobre a conquista mourãoense e orgulhoso de ver o Campo Mourão Futsal disputando o Estadual, a Liga Paraná e a Liga Nacional de Futsal, me dei conta que Maringá e Londrina, que conquistaram títulos e títulos e revelaram alguns dos principais craques do futsal do Paraná, atualmente não têm times disputando nem mesmo o Paranaense da 1ª Divisão. Lamentável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário