8 de fevereiro de 2021

Canal 100 nos cinemas brasileiros, anos 1970; vídeos


Nos anos 1970 era muito raro ter futebol transmitido nas televisões brasileiras. Aliás, qualquer transmissão ao vivo era de uma raridade que só vendo. E quando transmitiam ainda precisávamos ajustar a antena, normalmente aquelas torres de vinte, trinta metros, para que o sinal chegasse com nitidez (que nunca ocorria). Para cada canal de televisão, que eram dois ou três apenas, um direcionamento de antena. 

Um ótimo programa desse período eram os filmes no Cine Plaza, mas antes do filme do dia e dos trailers das atrações futuras, tinha o Canal 100 com sua música inesquecível, imagens perfeitas e narração envolvente. Normalmente com jogos de futebol e do Estádio do Maracanã (ver vídeos abaixo).   

Canal 100

O Canal 100 foi um cinejornal brasileiro. Fundado em 1957 por Carlos Niemeyer, inicialmente com o nome "Lider Cinematográfica", funcionou até 2000. Com sede no Rio de Janeiro, o cinejornal era exibido semanalmente por todo o Brasil e realizava sobretudo documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol.

Tornou-se conhecido pela qualidade da filmagem dos jogos de futebol com uma visão documental e uma narrativa dramática. Teve um cinegrafista particularmente famoso, Francisco Torturra

A famosa música usada nas imagens é Na Cadência do Samba (Que Bonito É), composta em 1956 por Luiz Bandeira e gravada por Waldir Calmon.

Na Cadência do Samba (Que Bonito É)

Nenhum comentário: