26 de janeiro de 2021

Ilha de Tristão da Cunha, a mais remota do planeta


A ilha Tristan da Cunha (Tristão da Cunha) fica localizada num arquipélago que apresenta o mesmo nome. Presente em território ultramarino britânico, a ilha Tristão da Cunha fica a sul do Oceano Atlântico.

Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha são os três territórios que fazem parte do território ultramarino britânico. Apesar do nome sugerir uma ligação a Portugal, nesta ilha ninguém fala a língua de Camões. Apesar do seu nome, nenhum dos seus 250 habitantes fala português. É o espaço ideal para viver em tempos de pandemia, pois permite cumprir sem esforço o necessário isolamento…


Portugal

Tristão da Cunha é a ilha mais remota do mundo. O seu nome sugere uma ligação a Portugal e a história da ilha revela que essa ligação é factual. O nome da ilha advém de uma homenagem a um português. A ilha foi descoberta pelo navegador português, Tristão da Cunha.


Apesar desse contributo nacional, ninguém fala português na ilha mais isolada do planeta, pois Portugal nunca colonizou o arquipélago. A ilha foi ocupada pela marinha britânica, em pleno século XIX. Por isso, embora Tristão da Cunha tenha nome nacional, ninguém fala português. Todos os habitantes da ilha falam inglês.

Particularidades da ilha

Desde 1816 que o arquipélago, que tem o mesmo nome da ilha, faz parte do Reino Unido. Está situado entre o Rio de Janeiro e a Cidade do Cabo. Assim, Tristão da Cunha está a “meros” 3340 quilómetros do Rio de Janeiro, na América do Sul. A leste, está a cidade mais próxima de Tristão da Cunha: é a Cidade do Cabo, na África do Sul, que está a “meros” 2800 quilómetros.


A capital de Tristão da Cunha chama-se Edimburgo dos Sete Mares. São 80 as famílias que compõem os cerca de 250 habitantes da ilha. Por isso, os apelidos presentes na ilha contam-se pelos dedos das mãos de uma só pessoa.


São apenas 9: Collins, Glass, Green, Hagan, Lavarello, Repetto, Rogers, Squibb e Swain. Não há grande estrutura, mas há um pequeno porto pesqueiro. Além disso, há ainda uma estação de rádio (Tristan Broadcasting Service), um canal televisivo das Forças Armadas do Reino Unido (BFBS TV) e um único jornal impresso (Tristan Times).

Do NC Cultura

Nenhum comentário: