Foto do Museu Municipal de Campo Mourão mostra o Educandário Cristo Rei nos anos 1960, logo após entrar em atividade.
Minha primeira lembrança do Educandário é do início dos anos 1970, quando passava ali em frente rumo ao Colégio Estadual de Campo Mourão.
Como nessa época funcionava mais como internato, quase não tive contato com as alunas do Educandário. Aliás, no meu primeiro ano no Estadual, no turno da manhã só estudavam os meninos, à tarde as meninas e no período da noite, frequentado por alunos com mais idade, o turno era misto.
Alunas do Educandário no desfile do aniversário de 23 anos de Campo Mourão 10/10/1970 |
Outra lembrança é da inauguração da quadra de esportes do Educandário, já no final dos anos 1970, que contou com a presença da Associação Tagliari e do Beccari Futsal, entre outras.
Atualmente ali naquele belo monumento de madeira funciona uma escola de inglês e, num terreno ao lado, de frente para a avenida Goioerê, uma quadra de tênis de campo. Ambas bem frequentada.
O Educandário
O Educandário Nossa Senhora de Medianeira, mais conhecido como Educandário Cristo Rei, foi um dos primeiros colégios de Campo Mourão. Sua obra teve início em 1956 por iniciativa da comunidade e religiosos. Por um ano, em 1957, a obra ficou paralisada por falta de recursos, mas em seguida, com apoio de um grupo de pioneiros, entre eles Estefano Reifur, Basílio Daciuk, Nicolau Paitach, Valdomiro Iochekiw, Zenovi Kmita, Nicolau Boiko, Miguel Scharan, Basílio Kiwel, Metódio Kopko, Miguel Kochmanski, Paulo Chornobay, Miguel Chornobai, Yaroslau Chornobay, Miguel Striechen, Miguel Krescilanovski, Floriano Kopko, Daniel Malko, João Theodorovicz, Miguel Kut, Teodoro Metchko, Valdomiro Kozan, José Michalczechen e Panas Kiwel, conforme consta no Livro Ata da Paróquia, as obras foram retomadas e concluída no dia 1º de janeiro de 1959. A inauguração ocorreu um mês depois, com a presença do então prefeito Roberto Brzezinski, padres e as comunidades ucraniana e latina.
O ano letivo foi iniciado no mesmo ano com o ensino primário e mais tarde também com o pré-escolar.
A primeira diretora foi a Irmã Zita Procheira, com a Irmã Benedita Czornei como Madre Superiora.
A partir de 1962, o Educandário abriu internado, com onze meninas pagantes e quatro com gratuidade, sendo que essas auxiliavam no serviços gerais como forma de pagamento do internato.
O Colégio foi vinculado ao Sistema Estadual de Ensino em 1971, no mesmo ano que ali foi implantado o curso do Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos e Crianças (Mobral).
O historiador e escritor mourãoense Jair Elias dos Santos Júnior me auxiliou na publicação.
Um comentário:
O que seria o Educandário nos dias de hoje?
Postar um comentário