Campanha forte que marcou uma geração. |
**Este post só faz apologia à boa música ; )
Quem tem mais de 30 anos lembra e vai matar a saudade. Quem não tem vai conhecer e certamente gostará. Apesar de se tratar de propagandas em prol do uso de tabaco (o que na minha modesta opinião não é nada agradável), os comerciais do cigarro Hollywood traziam uma temática baseada em “curtir a vida” praticando esportes radicais e ouvindo um som de excelente qualidade, o que era aliás, a marca registrada dos comerciais e hoje é o principal tema deste post.
A marca Hollywood do grupo Souza Cruz nasceu no início dos anos 30 tendo como objetivo vincular seu nome ao glamoroso mundo da indústria cinematográfica americana. A partir dos anos 70, as propagandas do cigarro passaram a associar o produto a jovens saudáveis, (como se pessoas realmente saudáveis fumassem…), praticando esportes radicais e contava na trilha sonora com músicas feitas especialmente para o cigarro.
No início dos anos 80 o rock entrou definitivamente para a trilha sonora que era escolhida a dedo e por conta disso, marcou época. Geralmente as músicas selecionadas eram hits de bandas de hard ou pop rock que estavam estourando nas paradas e diversas se tornaram sucesso graças a esses “reclames”. Muitos tios e tias que hoje curtem um rock maroto tiveram sua “iniciação” através destas propagandas, pois foram nelas que seu interesse musical aflorou. Bandas como Asia, Winger, Heart , Bon Jovi e muitas outras eram presença garantida nas campanhas que angariaram milhares de fãs. Nesta época o slogan do cigarro – “Hollywood, o Sucesso” – teve grande êxito em todo país, tanto que Raul Seixas chegou a citar a frase na canção “É Fim do Mês”: “Eu procurei fumar cigarro Hollywood, que a televisão me diz que é o cigarro do sucesso.”
Em 1985, época do primeiro Rock in Rio, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, gravou um jingle em português para a propaganda do cigarro, que contou com a participação do grupo pop brasileiro Roupa Nova no instrumental muito bem executado e se tornou novamente uma campanha bem sucedida.
Por falar em festival, a marca de cigarros também patrocinou um grande evento, o Hollywood Rock, (como você já viu aqui), que contou com atrações internacionais, muitas delas protagonistas da trilha de seus comerciais. Com a aprovação da Lei Ordinária nº 9.249, que proíbe a propaganda do tabaco em eventos culturais o festival foi extinto e tempos depois (aprovação da Lei nº 3.156 pela Câmara Federal que proíbe a propaganda de cigarro em rádio, televisão, jornais e revistas), os comerciais foram banidos e hoje muitos se encontram disponíveis na internet para os mais saudosos.
O sucesso destes reclames rendeu álbuns dedicados especialmente às canções executadas nas campanhas e algumas bandas covers que até hoje tocam apenas os hits das propagandas do cigarro Hollywood.
Uma das muitas coletâneas com as músicas dos comerciais. |
Apesar destes comerciais venderem uma imagem errônea associada ao cigarro marcaram toda uma geração, que só pôde conhecer algumas bandas graças à eles numa época em que programas com temáticas musicais eram escassos.
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