27 de maio de 2020

Orquestra boliviana está presa em castelo alemão cercado por lobos

Reportagem sobre mais uma história do Coronavírus mostra músicos falando sobre fantasmas e volta ao país

Palácio Rheinsberg
É… essa história da pandemia do Coronavírus é um tanto quanto surreal.

A Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, da Bolívia, viajou até a Alemanha no começo de Março para realizar uma turnê de duas semanas pela Europa.


Acontece que a COVID-19 chegou, os países fecharam suas fronteiras e, como todo sabemos, o mundo inteiro passou a viver em quarentena.

Dessa forma, os músicos da orquestra acabaram ficando presos em acomodações dentro das propriedades do Palácio de Rheinsberg, localizado a cerca de 90 minutos de Berlim.


Uma matéria publicada pela BBC mostra a realidade dos jovens músicos que já estão longe de casa há 76 dias.


Por lá, eles têm ensaiado durante seis horas todos os dias, em dois turnos de três horas cada um. Além disso, com restrições de movimentação, eles não podem utilizar a ocasião para conhecer as regiões próximas, e estão confinados aos limites da imensa propriedade.

O problema é que no local que já abrigou diversas famílias importantes do país, existem 23 alcateias de lobos, o que pode fazer com que um passeio pelo parque não seja algo exatamente convidativo.

Além dos Lobos, Fantasmas…
Outro ponto assustador na matéria diz respeito a supostos fantasmas que estariam por ali, mas os músicos chegam a brincar com o fato principalmente no que diz respeito a Frederico II da Prússia, que governou o Reino da Prússia entre 1740 e 1786.

Em 1736, “Frederico, o Grande” ganhou o palácio de Rheinsberg do pai antes de herdar o trono, e utilizou o local para reunir artistas como músicos e atores, em alguns dos momentos descritos pelos livros de história como “os mais felizes de sua vida”.

De acordo com os músicos bolivianos, o fã de música estaria os perseguindo para se divertir e um dos jovens diz que nem acredita em fantasmas mas o local passa a sensação de que eles existem.

Política e Coronavírus
Outro ponto importante da matéria fala sobre como os responsáveis pela estadia da orquestra na Alemanha estão preocupados com os altos custos de permanência por lá.

A Alemanha vem superando a pandemia e já liberou seus aeroportos, mas a Bolívia permanece fechada e os músicos têm dito que o Coronavírus tem sido usado de forma política por lá, com eleições adiadas e a tentativa do governo de passar um decreto que limitaria a liberdade de expressão a respeito do momento.

A embaixada do país revelou para a BBC que a ideia é levá-los de volta em um voo partindo de Madri no início de Junho, mas Carlos, um dos músicos, diz:

Eu sonho com o dia em que estarei na minha cama na Bolívia e poderei dizer, ‘OK, isso acabou’, mas eu também sei que nesse dia começarei a sentir falta do que está acontecendo aqui.

Definitivamente essa é uma das tantas histórias da pandemia que serão lembradas para sempre.

Nenhum comentário: