Recentemente, uma serpente rara da espécie Farancia erytrogramma, conhecida como cobra arco-íris, com 1 m de comprimento, foi avistada na floresta nacional de Ocala, na Flórida-EUA.
Segundo o Museu de História Natural da Flórida este é o primeiro registro dessa espécie desde 1969, no Condado de Marion, na Flórida.
Características da espécie
A cobra arco-íris é endêmica das planícies costeiras do sudeste dos Estados Unidos, ou seja, espécie que só é encontrada nessa região.
Esta serpente exótica vive a maior parte do tempo entre a vegetação aquática e, por isso, raramente é vista, pois ela tem o hábito de fazer e de se enfiar em escavações próximas a lagos, riachos, lagos, pântanos e lodaçais.
A cobra arco-íris se alimenta de enguias, por isso também é conhecida como “mocassim de enguia”, mas também são suas presas sapos e outros anfíbios.
Esta cobra pertencente à família Colubridae não é venenosa. É uma habilidosa nadadora e cresce de 91 e 122 cm de comprimento, podendo alcançar 168 cm.
Fotos da Cobra Arco-Íris
O Museu de História Natural da Flórida forneceu e publicou, em sua página no Facebook, fotos e informações sobre esse belo e enigmático réptil. Aprecie pelas imagens a beleza dessa cobra:
A Rare Sighting! Tracey Cauthen recently reported stumbling upon a ~4 ft Rainbow Snake, Farancia erytrogramma, while…
Posted by FWC Fish and Wildlife Research Institute on Wednesday, February 19, 2020
Vídeo com a cobra arco-íris
Admire neste vídeo do canal Tom’s Biological Videography, a imagem de uma cobra arco-íris, filmada em 2 de março de 2019 em uma outra área dos Estados Unidos, Middleton Place, Dorchester County (Condado de Dorchester), Carolina do Sul.
Subsespécie da cobra arco-íris está desaparecida até o momento
Ainda bem que ela ressurgiu na Flórida pois, infelizmente uma subsespécie dela, a Farancia erytrogramma seminola, que vivia na região do lago Okeechobee, no sul desse estado está desaparecida desde 2011.
Tomara que essa subespécie reapareça, assim como aconteceu com a cobra arco-íris no Condado de Marion!
[ Green Me ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário