Compartilho vídeo que o amigão Ricardo Widerski me enviou via WhatsApp, com o que acontece quando você pede a um mestre de vidro de Murano para fazer o emblema da Ferrari.
Show! Não me canso de assistir...
Fábrica de Cristais de Murano
Você já deve ter ouvido falar que só é “champanhe” o vinho espumante produzido na região de Champagne, na França. O resto… é espumante! Será que a mesma regra vale para os vidros e cristais produzidos na região de Veneza, na Itália?
Bem próximo da ilha de Veneza fica uma outra cidade, formada por um arquipélago, chamada Murano. A cidade se tornou conhecida no mundo todo pela produção de um tipo único de vidro, com excelente qualidade: o “Cristal de Murano”.
O Cristal de Murano “veneziano”
O consenso dos turistas é o de que não importa se o cristal produzido na região foi fabricado em Murano ou na vizinha Veneza. A qualidade do trabalho é a mesma e o processo de fabricação também. Mas isso tem um limite! Fique atento às lojinhas da cidade, que muitas vezes vendem lembranças de “Cristais de Murano”. Essas peças na verdade são produzidas muito mais longe, na China, e de Murano só pegaram ao nome… (fonte: Viajante Rei)
Nenhum comentário:
Postar um comentário