Crotalaria cunninghamii |
Elas se parecem com pequenos beija-flores, mas são as inflorescências da crotalária, planta leguminosa nativa da Austrália e também conhecida com o nome de green birdflower.
No entanto, não seria um mimetismo: trocaríamos as flores dessa planta por beija-flores, devido a um fenômeno chamado pareidolia.
Flores que parecem beija-flores
Há poucos dias, um usuário postou no Reddit a imagem dessas flores verdes únicas, semelhantes a pequenos beija-flores. Estas são as flores de Crotalaria cunninghamii, uma planta herbácea pertencente à família Fabaceae. A planta é nativa da Austrália e vive em solos áridos e dunas de areia.
A fotografia intrigou milhares de outros usuários e desencadeou um debate que se desenvolveu em mais de 400 comentários, nos quais muitos perguntaram se era mimetismo.
A mímica em plantas é um fenômeno pelo qual um organismo vegetal é modificado para se obter um benefício, tal como se defenderem contra herbívoros ou atrair insetos polinizadores. Algumas plantas evoluíram para fazer com que suas flores lembrem as fêmeas de alguns insetos, para que possam atrair machos da mesma espécie, ou ter suas folhas modificadas para se assemelharem àquelas de espécies tóxicas, para desencorajar os predadores.
De acordo com os usuários do Reddit, no entanto, no caso das flores de crotalária não seria um mimetismo: na verdade, a planta não teria nenhum benefício em se assemelhar a um beija-flor, já que a área da Austrália não seria povoada por beija-flores ou outros pássaros tão pequenos.
Seríamos simplesmente seres humanos para ver uma semelhança entre essas flores e pássaros pequenos, devido a um fenômeno conhecido como pareidolia, uma ilusão que leva nosso cérebro a associar a forma aleatória de algo que não conhecemos com uma forma familiar. É o que acontece, por exemplo, quando vemos um rosto na lua.
crotalaria cunninghamii ssp |
Mas isso não faz com que a flor da crotalária deixe de ser curiosa e original... é uma das muitas maravilhas que a natureza nos oferece com sua rica biodiversidade.
[ Green Me ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário