Do álbum do Wille Bathke Jr., foto dos anos 1950 mostra quatro personalidades da história de Campo Mourão: Paulo Vinício Fortes, Joaquim Euzébio de Figueiredo, Antônio Teodoro de Oliveira e Roberto Brzezinski.
(da esq. para a direita): Paulo Vinício Fortes, Joaquim Euzébio de Figueiredo, Antônio Teodoro de Oliveira e Roberto Brzezinski
Campo Mourão- anos 1950 |
Formado em direito, pela Universidade Federal do Paraná, Paulo Vinício Fortes chegou em Campo Mourão em 1952 com a finalidade de abrir seu escritório de advocacia. Foi o vereador mais votado nas eleições de 1955 pelo PSD – Partido Social Democrático com 317 votos. Foi eleito presidente da Câmara Municipal por três vezes consecutivas. Assumiu o cargo de prefeito do Município em 22 de setembro de 1959, após a morte do titular, Roberto Brzezinski, em trágico acidente automobilístico. Após o mandato de prefeito, afastou-se das atividades políticas. Ele faleceu em setembro de 2010, aos 82 anos de idade.
Joaquim Euzébio de Figueiredo foi Juiz de Direito em Campo Mourão. Ele foi cassado em 1964, no início do Governo Militar, por suposta desorganização no Cartório Eleitoral. Anos depois ele foi absolvido e, inclusive, recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão.
Nascido em Pitanga, em 1910, Antônio Teodoro de Oliveira veio para Campo Mourão ainda muito novo, onde, em 1933, casou-se com Maria Zuleika Ferreira. Em 1959, após a morte do então candidato Harrison José Borges, em acidente que também vitimou o prefeito Roberto Brzezinski, ele teve seu nome indicado para concorrer ao cargo de prefeito e, com apenas dez dias de campanha, foi eleito prefeito para a gestão 1959 a 1963. Ele faleceu em junho de 1977.
Roberto Brzezinski nascido em Almirante Tamandaré (PR), em 1911, fixou residência em Campo Mourão em 1952. Foi secretário municipal durante o mandato do prefeito Daniel Portela (1951/54) e, em seguida, foi eleito prefeito. Faleceu num acidente de automóvel, em Engenheiro Beltrão, em 1959, ao lado do candidato a prefeito Harrison José Borges, pouco antes de terminar seu mandato. Em 1993, ele recebeu o título de cidadania benemérita "post-mortem" oferecida pelo Estado do Paraná, em reconhecimento aos serviços prestados a Campo Mourão
Nenhum comentário:
Postar um comentário