21 de maio de 2019

Os 10 melhores gins do mundo

E pensar que tudo começou num laboratório de química. Apesar de experiências já na Idade Média, foi um químico holandês, na metade do século 17, que levou adiante a receita do gim como o conhecemos, apesar de originalmente a fórmula ter sido empregada por causa de seus efeitos medicinais (um ótimo diurético!). 

Se você quiser uma desculpa para beber, pode sempre dizer que o gim nasceu como um remédio. Hoje, ele é uma aguardente feita de cereais (cevada, trigo, aveia) e zimbro, de onde o vem o nome: genièvre (francês), jenever (holandes) e ginepro (italiano). Em português, temos a palavra junípero, mas quase não lembramos dela. 

Tem gente que gosta de tomar a aguardente pura (más línguas dizem que a família real britânica é fã), mas a bebida é famosa por conta de drinques como o gim-tônica, o martíni e o negroni. Qualquer que seja a sua praia, a ideia é sempre ter o melhor. Pensando nisso, O Globo descobriu esta lista dos dez melhores gins, segundo o jornal britânico "Independent".

1- Broker’s Gin
Com o chapéu-coco e a bengala, ele faz um estilo kitsch. Mas não se deixe enganar pela estética cafoninha: o Broker's Gin é incrível ao equilibrar as notas de zimbro com cítricos e florais.

2- Elephant Gin
É o gim politicamente correto: 15% dos lucros em vendas desta marca alemã vão para um fundo que cuida de elefantes africanos. É também um gim bom, muitíssimo bom, com seu sutil gosto de maçã.

3- Sipsmith
Produzido em tubos de cobre em Hammersmith, ele é um dos quatro gins feitos legalmente (com destilarias licenciadas, porque sobre as misturas caseiras não há controle) em Londres.É perfeito para martínis.

4- Monkey 47
Quarenta e sete ervas e frutas vão neste gim alemão. Não bastasse o charme de dizerem que metade das frutinhas são colhidas na Floresta Negra, existe o fato de que sua complexidade aveludada na boa é de tirar o fôlego.

5- Gordon’s Elderflower
Este é o tipo de híbrido que iria arrepiar as estruturas dos ortodoxos. Mas não deveria. Este gim adocicado, de flor de sabugueiro, tem o seu valor.

6- Gin Mare
Tem ervas à beça. Dá para notar de cara o tomilho e o manjericão. Mas o que você vai amar neste gim espanhol é como o zimbro e o cítrico se sobressaem. É um gim contemporâneo, para tomar com água tônica e gelo.

7- Fifty Pounds
Ele tem esse nome por conta de uma lei de 1763, que taxava em 50 libras anuais quem produzia "essa ruína do lar". Pois bem: este gim feito em Londres é destilado quatro vezes, deixando no nariz toques de limão e lima e, no paladar, especiarias.

8- Adnams
Ele é feito com um método que acrescenta flores para dar uma levantada na bebida. Neste caso, é o hibiscos, que dá um amargor sofisticado ao gim.

9- Aviation
Que os britânicos não nos ouçam, mas este gim, feito no Oregon, nos Estados Unidos, bota muitos colegas ingleses no chinelo. Ele é audacioso e sedoso, com zimbro na retaguarda e cítricos na primeira fila.

10- Hendricks
Ele provavelmente é o gim que está mais na moda, mas por favor não leve isso como demérito. Feito na Escócia desde 1999, tem sutis notas de pepino e pétalas de rosa que seduzem. 

Nenhum comentário: