13 de fevereiro de 2019

Previsões de escritores de ficção científica que se tornaram realidade

   A ficção científica inspirou pessoas durante séculos. Por mais curiosa que seja a visão de seus autores do futuro distante, suas visões fantásticas muitas vezes se tornam realidade.
   Seja Júlio Verne, Aldous Huxley, Gene Roddenberry ou George Lucas – todos eles têm uma coisa em comum: eles abrem um vislumbre da tecnologia do futuro que já se tornou realidade ou está prestes a se tornar realidade.

1. O pouso na Lua
   Cento e quatro anos antes do primeiro homem pisar na Lua, Júlio Verne publicou sua ideia de pousar no nosso satélite natural. O romance ‘Da Terra à Lua’ de 1865 fala a respeito de três americanos que decolam com uma espaçonave no espaço e pousam na Lua.

2. O comunicador de ‘Star Trek‘ (Jornada nas Estrelas)
   Em 1966, o famoso dispositivo de comunicação de Star Trek foi apresentado ao público pela primeira vez. O que parecia revolucionário na época é agora uma reminiscência de um celular dobrável.
   Embora os engenheiros já estivessem trabalhando na tecnologia de telefonia móvel na década de 1960, a Motorola demorou até 1973 para apresentar o primeiro celular do mundo.
   Dez anos depois, em 1983, os então pesados, grandes e caros aparelhos chegaram ao mercado. No entanto, o mundo teve que esperar mais seis anos pelo primeiro telefone celular em formato de concha. O dispositivo, que foi então lançado, chegou muito perto do comunicador de Star Trek.

3. O traje do Homem de Ferro

   Desde que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos do Homem de Ferro, o traje de Tony Stark tem sido uma lenda. Embora ninguém possa estar voando em tais maravilhas tecnológicas mesmo no futuro próximo, os militares dos EUA estão trabalhando, sob o nome ‘Talos’, em uma tecnologia que combina algumas das características do traje do Homem de Ferro.
   Além disso, há artesãos de hobby como Richard Browning, que fez seu próprio traje de voo no estilo Homem de Ferro.

4. Submarinos movidos a eletricidade
   O escritor de Ficção Científica, Júlio Verne, em seu romance ‘20,000 Milhas Submarinas’ de 1870, descreve de forma impressionante um submarino que é completamente alimentado por eletricidade. Naquela época, porém, esses monstros funcionavam exclusivamente de forma mecânica.
   Um historiador do Massachusetts Institute of Technology – MIT, décadas depois, confirmou à National Geographic que o submarino fictício de Verne, o ‘Nautilus’, dificilmente diferiria das embarcações de hoje.

5. Fone de ouvido Bluetooth
   Em ‘Fahrenheit 451‘, de 1953, o escritor de ficção científica Ray Bradbury escreveu sobre ‘conchas’ e ‘rádios do tamanho de dedais’ que são muito semelhantes aos atuais fones de ouvido Bluetooth. Hoje, os AirPods da Apple são usados ​​por milhões de pessoas todos os dias.
   De acordo com Bradbury, seus aparelhos “criaram um oceano eletrônico de sons, música e conversas que se arrastaram para a praia de sua consciência desperta”.

6. A bomba atômica
   H. G. Wells, autor de ‘O Mundo Libertado’, visionou em 1914 em seu romance uma granada feita de urânio que ‘explodia indefinidamente’. Três décadas depois, essas bombas foram lançadas no Japão e custaram a vida de inúmeras pessoas.
   O próprio Wells descreveu a granada sendo lançada de um avião, como foi o caso durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os especialistas dizem que as bombas atômicas inventadas pelo autor diferiram significativamente de suas contrapartes muito reais. Elas explodiam continuamente por vários dias, semanas ou meses.

7. Veículos autônomos
   Carros com ‘cérebros de robôs’ disse Isaac Asimov, pai das leis dos robôs, já em 1964, depois de visitar a exposição mundial na época.
   Mais de 50 anos depois, empresas como Waymo, Tesla, Apple e outras estão tentando criar veículos autônomos que dispensam a ajuda do motorista. Muitas dessas empresas querem trazer seus veículos para as estradas até 2030.

Nenhum comentário: