Parece ser algo de um outro planeta, ou algo de filmes de ficção científica. Mas esta “obra de arte” é real. O fenômeno é chamado “Fly Geyser” e foi formado por um acidente quando um proprietário de uma fazenda estava perfurando o solo para encontrar água no deserto do estado de Nevada, nos Estados Unidos.
Tudo começou no início do Século XX, quando um fazendeiro furou um poço para aumentar a qualidade da sua agricultura. Mas quando já tinham perfurado até alcançarem a água, eles pararam porque a temperatura da água era de 90ºC. Em 1964, houve uma segunda tentativa. Esta também falhou, porque a água estava quente demais.
Após a segunda falha eles não fecharam o poço adequadamente. O resultado? Bem, é de fazer o queixo cair.
A pressão alta da água leva para cima minerais e gases. Isto tudo evolui em uma pilha espetacular que fica crescendo.
Os lagos d’água tem formado seus próprios ecossistemas abaixo dos gêiseres. Aqui você encontra pequenos peixes e vários tipos de pássaros.
O estranho mas magnífico gêiser conseguiu sua aparência dos diferentes tipos de minerais que reagem com o oxigênio do ar e o Sol. Isto resulta em cores espetaculares.
Várias pessoas tentaram comprar a terra para disponibilizá-la aos turistas. Mas os proprietários se recusaram. A propriedade ainda é privada e cercada.
O dono da terra é geralmente gentil e guia os turistas que visitam a área. Mas primeiro você tem que entrar em contato com ele para poder acessar a terra. O preço para um tour guiado difere de tempos em tempos.
Veja aqui um lindo vídeo do gêiser visto de cima.
[ Otimundo ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário