14 de janeiro de 2019

10 nomes engraçados de aves brasileiras


O famoso “jeitinho brasileiro” pode ter uma conotação ruim para muitas pessoas. Entretanto, é inegável a criatividade no país tupiniquim para resolver determinadas questões. Nessa onda, sobra até para as espécies animais, que são batizados com nomes um tanto cômicos, confira abaixo.

PAINHO DE CAUDA FORCADA
Painho-de-cauda-forcada (Oceanodroma leucorhoa): Trata-se de uma ave marinha muito comum nas ilhas da Escócia, Noruega e Islândia.  Apesar de pequena, a espécie se destaca pela sua capacidade de enfrentar ventos fortes. Alcança o litoral brasileiro, desde o Amapá até o trópico de Capricórnio.


POLÍCIA INGLESA DO NORTE
Polícia-inglesa-do-norte (Sturnella militaris): Também conhecido como Baieta, Papa-arroz , Pipira-do-campo e Papo-de-fogo, esta ave é comum em áreas não florestadas da Amazônia. Costuma andar pelo chão e empoleirar-se em arbustos baixos. Seu nome faz referência ao uniforme dos militares europeus do século XVIII, segundo o Wikiaves.


SAÍ DE PERNA AMARELA
Saí-de-perna-amarela (Cyanerpes caeruleus): Essa ave também é conhecida como outro nome engraçado: Tem-tem-do-Espírito-Santo. A espécie habita regiões amazônicas.


RENDEIRA
Rendeira (Manacus manacus): Seu nome vem do holandês “manakin”, que significa pequena coisa linda. A espécie está presente na maior parte da amazônia brasileira e ao leste segue de Pernambuco até Santa Catarina. Dependendo da região, o pássaro pode ser chamado de barbudinho, cabeça-de-prata, corrupião, maria-rendeira, monge, quebra-nozes, entre outros.


LAVADEIRA MASCARADA
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta): Tal ave possui duas populações distantes, uma no leste brasileiro e outra no noroeste da América do Sul. Ela também é conhecida como viuvinha, maria-lencinho, senhorinha, lavadeira-de-Deus. O seu habitat é junto a rios ou lagoas.


TEMPERA VIOLA
Tempera-viola (Saltator maximus): Presente em toda a Amazônia, nas regiões central e leste do Brasil chegando à São Paulo e Rio de Janeiro, esta ave também é chamada de Estevam, Sabiá-gongá, Sabiá-pimenta e Trinca-ferro.


NOIVINHA
Noivinha (Xolmis irupero): Conhecida popularmente por viuvinha, acredita-se que o nome desta ave tenha origem asteca e signifique pássaro problemático. Bela ave do sertão nordestino, a espécie habita a caatinga e a beira de brejos, em especial, no nordeste e no sul do Brasil.


PRÍNCIPE
Príncipe (Pyrocephalus rubinus): Chamado de Barão do Melgaço ou são-joãozinho, este pássaro é mais notado no final de junho, próximo aos festejos juninos. Seu vermelho vivo contrasta com o dorso escuro. É uma ave migratória que vai da região sul e sudeste do Brasil para a Amazônia.


JOÃO POBRE
João-pobre (Serpophaga nigricans): Ave cujo nome significa “comedor de mosquitos escuro”. Ele vive em beira de lagoas, rios e açudes se alimentando de insetos capturados em voo. Há espécies da Argentina ao sudeste do Brasil.


MARIA LEQUE
Maria-leque (Onychorhynchus coronatus): Também conhecida também como maria-lecre e pavãozinho, esta ave é famosa por seu penacho que abre como um leque. É presente em toda a amazônia brasileira.
[ Ciclo Vivo ]

Nenhum comentário: