16 de novembro de 2018

Teatro: Ney Piacentini pela primeira vez em Campo Mourão


Pela primeira vez, em quarenta anos de carreira, Ney Piacentini, ator mourãoense radicado em São Paulo, se apresenta neste sábado, dia 17, em Campo Mourão. 

A partir das 20h, na Casa da Cultura, o filho dos saudosos, Lurdes e Avelino entra em cena com os contos literários homônimos O Espelho, de Machado de Assis e Guimarães Rosa, trabalho que lhe rendeu a indicação ao Prêmio de Melhor Ator de 2106 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Na mesma noite, Ney autografará o seu novo livro O Ator Dialético: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão, e, no domingo, o ele ministrará uma oficina gratuita para os interessados.

Em 2014, aqui no Baú, relembrei de quando ele veio de Florianópolis, onde fazia faculdade, para contar aos pais que ia seguir carreira teatral. Confira abaixo:   

"Luizinho, vamos ali me dar uma força, quero contar pro meu pai que vou largar da engenharia (ou seria, arquitetura?) para fazer psicologia", me pediu o Ney Piacentini. Fui e vi o seu Avelino avalizar a escolha do meu amigo de escola, de esportes e bagunças (ainda vou contar aqui de uma 'viagem' de carona até Umuarama apenas para darmos um olá para uma namorada dele. Isso com apenas treze anos e numa época que era preciso ir primeiro até Maringá para chegarmos na vizinha cidade).   

Nos nossos tempos de futebol de salão
(da esq. para a direita): David Cardoso, Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli, Marcelo Silveira e Ney Piacentini
Caramuru Futsal - Cancha Tagliari - Campo Mourão - 1975
Alguns meses depois, lá vem filho da Lurdes e pede para acompanha-lo para anunciar nova mudança na vida: ia largar a faculdade em Florianópolis e tentar a vida como ator em São Paulo. Claro que o abandonei, me acovardei... Também, pudera, numa família de engenheiros civis, com uma construtora dando seus primeiros passos, o meu amigão de infância dava uma guinada na sua caminhada que eu não entendia direito. Mas o pai, bondoso e compreensivo como ele só, abençoou a escolha do mano da vereadora Nelita. 

Nenhum comentário: