30 de abril de 2018

As cinco superstições mais populares e suas origens

Algumas são tão estranhas que não dá para não se perguntar 'quem foi o louco que a inventou'?
   

Superstições fazem parte do dia a dia: mesmo se você nunca teve nenhuma, conhece alguém que tem. E são tão estranhas que não dá para não se perguntar: quem foi 'quem foi o louco que a inventou'?? Abaixo vamos listar as cinco mais populares e tentar explicar a origem de algumas delas. 

5. Bater na madeira
Bater na madeira, ou simplesmente dizer “bata na madeira” após soltar uma afirmação não muito boa, tem sua raiz na idéia que está atraindo o destino por reconhecer a própria boa sorte. Acredita-se que a expressão venha de uma crença antiga que os bons espíritos viveram em árvores, assim por bater em algo de madeira, uma pessoa estivesse chamando os espíritos por proteção.

4. Espelho quebrado
Ao quebrar um espelho, o que acontece? 7 anos de má sorte! Algumas fontes supersticiosas afirmam que as almas presas influenciam adversamente a sorte da pessoa.

3. “Deus te abençoe”
Para muitos, dizer “Deus te abençoe” após alguém espirrar é um gesto educado. No entanto, a origem dessa superstição interessante encontra suas raízes no papa Gregório Magno que diria isso às pessoas que espirrassem durante a peste bubônica; e a partir da crença errônea de que a alma escapa do corpo durante um espirro e o coração momentaneamente pára.

2. Trevo de 4 folhas
Desejar sobre um trevo de 4 folhas é considerado um símbolo de boa sorte e fortuna. A cada folha é atribuído um significado: esperança, fé, amor e sorte.

1. Coceira na palma da mão
A idéia de ter a palma da mão coçando geralmente se refere a alguém que está ambicioso ou tem um desejo insaciável por dinheiro. Algumas pessoas acreditam que se a palma direita coça, a pessoa vai perder dinheiro, enquanto a palma esquerda coçando significa que o dinheiro está vindo.

Nenhum comentário: