23 de março de 2018

A pescaria em Cuiabá que o Ione Sartor não gosta de relembrar

Ione Paulo Sartor
1981. 23 horas, conforme ordem do Itamar Tagliari, chego ao hotel onde estávamos hospedados em Cuiabá, para as disputas da Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal, e procuro pelo Ione Sartor, em quem pensei a noite toda, naquela folga da tabela, que era para ser aproveitada descansando e curtindo a noite cuiabense. 

No hotel, o Ione não estava. Encontro-o no hall do hotel, chegando da igreja, ainda pálido, assustado. Estava agradecendo a Deus, desde as 19 horas, por nascer de novo. 

Convidados dos irmãos Beccari (Gordo e Vitor), ele e o Carlão Tagliari foram pescar no Rio Cuiabá. Num barco de borda baixa, subiram o rio e, não sei se de rede ou de tarrafa, pescaram um Pintado enorme, e os quatro foram do mesmo lado do barco para admirar o que seria nosso almoço no dia seguinte, sexta-feira da paixão. Não deu outra. O barco virou e o Ione sem saber nadar e sem colete salva-vidas afundou e voltou à tona, por sorte, bem embaixo do barco virado, onde grudou e não largou até ser resgatado por outros pescadores rio abaixo, juntamente com os três companheiros e, história de pescador ou não, com o peixe.
Vítor Becari (in memorian), Ione Sartor, João Miguel Baitala (in memorian) e Carlão Tagliari
Cuiaba/MT - 1981
Taça Brasil de Clubes Campeões

O trauma dele foi psicológico, do Carlão foi físico! Tirou um 'bife' da canela ao bater na borda do barco.

Tiramos foto com o peixe de todas as maneiras possíveis (Devem estar com o Ione).

Ione, Ilivaldo Duarte e Billie Basso
No almoço do dia seguinte o peixe foi o prato principal para toda a delegação e a família Beccari. 

Carlão quase não pode jogar na estréia da segunda fase, no empate (2 a 2) contra o Monte Sinai do Rio de Janeiro, por causa do machucado na perna. 

O Ione jogou naquele dia como nunca!

Terminamos o campeonato entre os seis primeiros do Brasil, com uma equipe formada apenas por atletas de Campo Mourão.

O Monte Sinai foi bi-campeão invicto, só empatou conosco na estréia.

Ione só aceita convite para pescar em pesque e pague, e com colete!    

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005. Infelizmente, os manos Vitor e Luiz Carlos Becari já faleceram. Ione Sartor reside atualmente em Curitiba.

Nenhum comentário: