30 de janeiro de 2018

10 curiosidades sobre o maior edifício do mundo


Há pouco mais de oito anos, em 4 de janeiro de 2010, foi inaugurado o “Burj Khalifa”, o edifício mais alto do mundo. No artigo abaixo iremos listar algumas curiosidades sobre ele que você talvez não conheça. Confira!

1.
A decisão de construir o edifício baseou-se na decisão do governo de querer diversificar sua economia baseada quase que exclusivamente no petróleo, e para Dubai obter reconhecimento internacional.

2.
O local onde o edifício Burj Khalifa foi construído era anteriormente um complexo militar chamado “Comando Militar Central”.

3.

No total, o Burj Khalifa tem 330.000 m³ de concreto e 39.000 toneladas de barras de aço, que se colocadas uma após a outra, poderiam dar um quarto de volta na Terra.

4.
É um dos edifícios mais fotografados do mundo.
5.
O peso do concreto é equivalente a 100.000 elefantes. O peso total de alumínio utilizado no Burj Khalifa é equivalente ao de cinco aeronaves A380.

6.
A construção usou três dos maiores guindastes do mundo, capazes de levantar até 25 toneladas.

7.
O Burj Khalifa é tão alto que o pôr-do-Sol aparece por alguns minutos a mais no último andar quando comparado para aqueles que estão contemplando-o no solo.

8. Tom Cruise escalou o edifício nas filmagens do filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma.



Tom Cruise é um ator conhecido por ser um amante dos esportes radicais e por realizar cenas que muitos outros atores deixariam para um dublê. Escalando o prédio mais alto do mundo, ele estrelou uma das cenas mais épicas da história do cinema de ação.

9.
Em um dia nebuloso, estar nas plataformas de observação evoca a sensação de estar sobre as nuvens.

10. O Burj Khalifa ganhou o recorde do Guinness depois de apresentar o maior show de lasers do mundo para se despedir do ano de 2017. Com o show chamado ‘Light Up 2018’, as autoridades optaram por mudar os fogos de artifício tradicionais para um enorme show com luzes LED.



O show começou alguns segundos antes da meia-noite com uma contagem regressiva e durou cerca de 7 minutos. O Light Up 2018 precisava da instalação de luzes, feixes e acessórios cujo peso excedeu 44 toneladas e 28,7 quilômetros de cabos.

Nenhum comentário: