27 de novembro de 2017

Professor Nicon e alunos do Colégio Estadual em desfile cívico de 1974

Professor Nicon Kopko com alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão - 1974
Do álbum do Wille Bathke Jr., foto mostra o professor Nicon Kopko acompanhando alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão em desfile cívico realizado em 1974. Ao fundo, nota-se o prédio do Colégio Santa Cruz.

Professor Nicon me deu aula de português e francês nos meus primeiros anos no Colégio Estadual. Inteligentíssimo, ele cobrava de nós que apresentássemos uma apresentação semanal de uma poesia e esse ritual era a garantia de muita diversão e apreensão. Não valia ler, tinha que decorar e muitos de nós tentávamos ludibriá-lo, mas ele não era fácil de enganar. Se bem que acho que às vezes ele fazia vistas grossas quando, da minha carteira, eu lia o texto em meu caderno e aplaudia a apresentação. 

Muito justamente, uma escola municipal -- no Jardim Modelo -- leva o nome Nicon Kopko. Ele faleceu em 2001. Seria legal se uma biografia mostrasse quem são os cidadãos que dão nomes às escolas e outras instituições da cidade.   

Nessa época, da foto, os desfiles do Dia da Independência e do aniversário da cidade, eram levados muito à sério, os alunos desfilavam todos uniformizados, sapatos devidamente engraxados, e a marcha pela avenida tinha que ser com o pé esquerdo pisando no asfalto no exato momento que o bumbo da fanfarra era tocado. Valia nota desfilar e ensaios eram realizados nas poeirentas ruas vizinhas do Colégio. Atualmente, as escolar e entidades passam correndo pela avenida, sem nenhum tipo de dedicação ao evento. 

Não consegui identificar nenhum dos alunos na foto. 

Nenhum comentário: