3 de março de 2017

Huashan, a trilha mais perigosa do mundo

A montanha Huashan, na província de Shaanxi, na China, é considerada a trilha mais perigosa do mundo. A altitude da montanha, que é uma das cinco montanhas sagradas da China, é de cerca de 2.160 m, com proeminência de 330 m.


Apesar da Huashan não ser uma das mais altas do mundo, essa trilha se destaca por ser composta por cinco montanhas, que são consideradas sagradas na China.

Para se chegar ao topo da primeira montanha (Pico Norte), a trilha é feita por escadas rústicas, que são chamadas pela população local de “Escadas Celestiais”.


O perigo dessa primeira parte da escalada está em as escadas serem muito íngremes. Assim, qualquer deslize pode causar um acidente grave, apesar de essa ser considerada a parte mais fácil da trilha.


Local é chamado de caminho da morte
Além de ser um local extremamente perigoso, outro ponto a se destacar, é que ninguém é obrigado a utilizar equipamento de segurança para subir a montanha, apesar de haver o incentivo ao uso pelos guias locais.


Não é à toa que a trilha é camada também de “O caminho da morte”. Estima-se que cerca de 100 turistas morrem anualmente tentando fazer o percurso.


A subida das escadas compensa pela paisagem espetacular ao redor da montanha. Esse é um dos principais motivos de todo ano, milhares de pessoas de todo o mundo irem ao local fazer a trilha.


Os perigos não acabam quando se chega ao topo
A rota da trilha mais popular, possui cerca de 6 quilômetros, saindo da aldeia de Huashan até o Pico Norte.

Deste pico, há os caminhos para os outros: para o Pico Oeste são aproximadamente 2038 metros, para o Pico central 2042 metros, para o Pico Leste 2100 metros e para o Pico Sul 2160 metros.

O Pico Sul é onde há maior adrenalina. Após subir as escadas, os aventureiros pegam um teleférico que os levam ao pico da montanha. A partir daí é preciso passar por estreitas e precárias tabuas de madeira.


A única segurança para que faz a trilha são correntes presas nas rochas. Qualquer deslize pode ser fatal, pois esta é, sem dúvidas, a parte mais desafiadora e perigosa da trilha.


No caminho, há pontos para os visitantes fazerem uma pausa para uma partida de xadrez. O pavilhão tem mesa, bancos e tabuleiro, tudo feitos de pedra.


Todo esse trajeto perigoso é feito para se chegar ao cume do pico sul, onde está um templo taoista, que foi transformado em uma casa de chá. O templo é famoso por servir um dos melhores chás do país, e ter sido construído por volta do século 2 a.C.


Depois de encarar os perigos da subida, os visitantes que conseguem chegar ao todo do monte Huashan são recompensados com a bela vista do local.

Nenhum comentário: