16 de fevereiro de 2017

XV de Novembro (Time do Seu Chico) - Anos 1970

Antes do futsal, do handebol e das outras modalidades, que com o tempo fomos praticando, o futebol de campo era nosso esporte principal.

Nesta edição, mostro o XV de Novembro, que treinava e jogava num campo de terra na Avenida Manoel Mendes Camargo, saída para Maringá (ali entre a atual sede da Riviera Veículos e o Colégio Unidade Polo). 

Ninguém o conhecia pelo nome e sim como time do Chico, que era nosso treinador, massagista, roupeiro e diretor presidente. Nunca mais tive notícias dele. 

Ali, formei minhas principais amizades e vivi saudosas e saudáveis aventuras, viajando, muitas vezes com mais de quarenta pessoas, em cima de carroceria de caminhões para jogos em cidades vizinhas (coitados dos comerciantes onde parávamos durante o trajeto).

Láércio, Sebastião, Ratinho, Dealmir, Marcelo, Ricardo e Romeu poderiam ter seguido carreira na modalidade. Tenho certeza que seriam bem sucedidos. Jogavam demais. O Álvaro não tinha muita habilidade, mas marcava gols como ninguém (furar pneus de carros estacionados em frente da Catedral era nossa maior especialidade. Quantos mourãoenses saiam da missa e tinham que trocar os pneus. Acho que agora já posso contar. O crime já prescreveu). 

Só não sei por que não estou nessa foto. Devo ter aprontado alguma e meu pai me deixou de castigo nesse dia. Só pode! o Arnaud deve ter engordado umas 50g desde então. Não lembrava que ele era tão alto.



XV de Novembro (Time do Chico) - Campo Mourão - 1974
Em pé: Arnaud da Silveira, Laércio Daleffe, David Cardoso, Sebastião Mauro, Odair, Ratinho e Paulichen.
Agachados: Dealmir Salvadori, Álvaro Martins, Marcelo Silveira, Ricardo Graboski, Romeu da Silva e Chico. 

Publicado originalmente no Semanário Entre Rios, em junho de 2005.

Nenhum comentário: