7 de fevereiro de 2017

Conceito de parede térmica promete aposentar ar-condicionado

Material é uma mistura de bolhas de hidrogel com cerâmica


Quando o assunto é refrigerar os ambientes, o ar-condicionado e o ventilador ainda são os aparelhos mais utilizados, não é mesmo? O problema é que o primeiro costuma turbinar a conta de luz, enquanto o segundo geralmente funciona com aquele barulho irritante. Mas estão desenvolvendo um produto que promete acrescentar mais uma alternativa para amenizar o calor.

Trata-se da cerâmica de hidrogênio, um novo material que interage com a temperatura atmosférica, resfriando o ambiente em dias de calor e esquentando-o no inverno.

Bolhas carregadas
Chamado de hidrocerâmica, o novo material de construção é formado por bolhas de hidrogel que interagem com o meio ambiente. O hidrogel é um insumo tecnológico com capacidade de absorver até 400 vezes sua massa em água.

Segundo o site de inovações Springwise, o novo material de construção pode ser 'carregado' por água e, em dias de calor, evaporar o líquido refrescante para dentro do ambiente.

Em sentido oposto, quando chove e a temperatura torna-se mais amena, as bolhas de hidrogênio são carregadas novamente de água e isolam a construção.

A ideia ainda é um conceito, mas não se admire se, nos próximos anos, você encontrar essa parede que refrigera na loja de materiais de construção mais próxima.

Assista ao vídeo da inovação.


[ eCycle ]

Nenhum comentário: