11 de julho de 2016

DER Futebol e Regatas - 1978

Ilivaldo Duarte publicou a foto abaixo, de uma equipe de futebol do DER sem identificar os craques que nela estão. Entrei em contato com o Tiguera, João Carlos Marques, e descobri que é de 1978, tirada no estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, durante um amistoso preparatório para a Taça Paraná daquele ano.

DER Futebol e Regatas - Taça Paraná de Futebol - 1978
em pé (da esq. para a direita): João Carlos "Tiguera" Marques, João Miguel Baitala (in memorian), Airton José "Charles" dos Santos (in memorian), Orlando, Arnaldo Harassen e Neuci Fabiano
agachados: Mauro Rubens, Luizinho, Custódio, Fernando e Gerson (in memorian) 

Yngwie Malmsteen - "Sinfonia nº 5 de Beethoven"


Yngwie Malmsteen, nome artístico de Lars Johan Yngve Lannerbäck, (Estocolmo, 30/06/1963) é um virtuoso guitarrista sueco, considerado um dos melhores de seu estilo.

Influenciado pela música barroca de Bach e Vivaldi, Malmsteen é conhecido por ser um dos precursores do chamado metal neoclássico, que envolve heavy metal com elementos de música clássica.

A Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67, dita Sinfonia do Destino, de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Europeia, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais.

Dica do Juma Durski.

Márcio Berbet, o maluco arrojado da vez


Quando falo que tem doido para tudo, estou me referindo a loucuras como essa: Márcio Berbet saltando de paraquedas nesse final de semana aqui em Campo Mourão, durante a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. E pior, pagou por isso!

Fotos e o vídeo comprovam que é preciso muita coragem para realizar o salto. E o danado do advogado mourãoense, que é o atual coordenador geral da prefeitura mourãoense, parece estar o tempo todo curtindo tudo e todos.


Assim como o Jerry Lewis, sou daqueles que sente tontura até quando fico nas pontas dos pés. Subir em um avião até subo, mas saltar dele só estiver pegando fogo e com três ou quatro paraquedas. 

Na verdade, estou é com inveja do arrojo do amigão. Show!


Em 2014 publiquei aqui no Baú o vídeo com o salto da Paulinha Vanalli. Veja Aqui!

No Boca Santa, dona Amelinha em quatro belos momentos

O jornalista mourãoense Sid Sauer, em seu ótimo Boca Santa, prestou uma homenagem para a dona Amelinha Hruschka, mostrando quatro belos momentos da mãe das lindas Greice e Carla e dos mais ou menos (hehe) Celso e Marcelo. Já falei aqui, por várias vezes, que a admiro desde sempre. Frequentei bastante a casa dela durante minha infância e me divertia demais com seu jeitão simples e pela forma carinhosa como recebia todos em sua casa. Quando 'ela soltava um palavrão', daí eu passava a admira-la ainda mais (hehe parte 2).   

Estudante do interior de SP desenvolve cerveja tipicamente brasileira feita com jabuticaba


Apesar de só frutificar por dois períodos no ano, a jabuticabeira compensa por oferecer uma enorme quantidade de frutos a cada vez, cobrindo o jardim com sua bela coloração escura e roxa. Por isso, são diversos os produtos derivados da jabuticaba, como geleias, doces, licores e adubos. Um doutorando na Unesp de Botucatu (SP) desenvolveu mais um inesperado – e delicioso – derivado da fruta: a cerveja de jabuticaba.


A ideia de Vitor Maçami era dar à cerveja um sabor tipicamente brasileiro – como se faz pelo mundo com outras fruit beers, expandindo o sabor da bebida com frutas locais. A cerveja de jabuticaba é composta pela fórmula tradicional, misturando água, lúpulo e malte, além de uma boa quantidade da fruta, tingindo-a em um roxo forte feito fosse um vinho. Essa coloração vem dos polifenóis, substância natural presente na jabuticaba, reconhecida com antioxidante, o que ainda oferece sentido terapêutico à nova cerveja.


No mercado existem outras cervejas feitas de jabuticaba, não tão orgânicas quanto a desenvolvida pelo Vitor. A própria Bohemia possui a sua, batizada de Jabutipa, que é, segundo a divulgação, uma “Bohemia bipolar: amarga e doce ao mesmo tempo”. Para quem gostava na infância de catar e comer jabuticaba (e terminava com a roupa toda manchada de roxo), essa parece ser uma maneira maravilhosa de se reencontrar com essa lembrança tão viva, adaptada não só para o paladar brasileiro, como para o mundo dos adultos.

Recentemente o Hypeness mostrou uma famosa marca de cerveja escocesa que liberou suas 216 receitas para quem quiser fazer. Relembre.