21 de novembro de 2016

Pioneiros mourãoenses: os médicos José Luiz Tabith e Germano Traple

José Luiz Tabith (in memorian) e Germano Traple (in memorian)
Fotos do álbum do Jayminho Bernardelli mostram os médicos Germano Traple e José Luiz Tabith, pioneiros mourãoenses, infelizmente já falecidos. Acima, eles posam em frente de onde funcionava o Hospital Santa Casa de Campo Mourão nos anos 1960/70, na Rua Brasil, onde atualmente funciona o Hotel Lisot. Lá embaixo, os dois vistoriam as obras da primeira piscina do Country Clube de Campo Mourão.  

Doutor Tabith foi o primeiro presidente do Country. Eu e a 'minha' Elvira viemos ao mundo aos cuidados dele. Não lembro se ele era clínico geral ou obstetra. Zeca Tabith, filho dele, arquiteto consagrado que reside na capital paulista, foi meu colega de bagunça nos primeiros anos no Colégio Estadual de Campo Mourão. 

Doutor Germano foi o primeiro vice-presidente do Country. Naquela época, anos 1960, ele era um dos poucos médicos que tratavam de pacientes com Lepra (Hanseníase) em todo o Paraná. Wille Bathke Júnior fez uma postagem sobre a vida do pioneiro mourãoense. Vale a pena ler. Clique aqui.

Doutor Tabith morreu no final dos anos 1970, logo após se mudar de Campo Mourão. Doutor Germano faleceu mais recentemente, em Curitiba onde continuava clinicando. Clique na imagem para ampliar.

Germano Traple e José Luiz Tabith

Um comentário:

Marina disse...

Oi Luizinho, sou a Marina, filha do Zeca Tabith!
Adorei as publicações sobre meus avôs, e meu pai também te manda um abraço.
Ele me contou que vocês jogavam basquete juntos.
Só para te informar, meu avô morreu em 1982, em Peruíbe, onde trabalhava no final da vida e era casado com a Rose, nossa avó do coração.
Ficamos muito felizes em ver essa publicação, muito obrigada!