17 de novembro de 2016

Idê com os manos Arnaud e Marcelo no Belin Carolo

Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, Idevalci Ferreira Maia e Antonio Marcelo da Silva e Silveira
Campo Mourão/PR - 2016

A foto acima, do professor Idevalci Ferreira Maia, mostra ele entre os irmãos Arnaud e Marcelo da Silva e Silveira no ginasião Belin Carolo, que no último sábado (12) foi palco da estreia do Campo Mourão Basquete na Liga Nacional (NBB). 

Os manos, engenheiros civis, nascidos em Abatia (eles falam que são de Cornélio Procópio. Sei!) têm longa folha de serviços prestados ao esporte de Campo Mourão, especialmente ao handebol. Ambos fizeram parte da primeira geração de handebolistas mourãoenses. Geração essa, como já afirmei várias vezes, formada com a chegada por aqui do Idê, do Nelsinho e do Negão. Isso, há 41 anos, lá em 1975. Sofremos muito nesse ginásio com o Idê mandando subir e descer essas escadarias em nossos treinamentos. 😜

Doutor Renato concedendo entrevista ao repórter Gilmar Luiz, da TTV
O ginasião Belin Carolo é resultado de um sonho maluco de Renato Fernandes Silva, então prefeito mourãoense (1973/77), do meu falecido sogro Alcyr Costa Schen, secretário de esportes, e do professor Vicente Piazza Filho, cordenador da secretaria de esportes mourãoense. Belin Carolo e o ginasinho JK foram construídos para a sediação, pela primeira, vez dos Jogos Abertos do Paraná, em 1976.

Saiba que ele foi construído em pouco mais de um ano e inteiramente pago com recursos da prefeitura municipal. Segundo especialistas, o investimento na construção foi de R$ 15 milhões, corrigidos para os valores atuais. Doutor Renato entregou a prefeitura municipal para seu sucessor sem nenhuma dívida sequer. 


O nome "Belin Carollo" foi uma homenagem ao pioneiro, cidadão honorário e doador do terreno onde foi edificado o ginásio. A obra foi erguida em forma de leque, com uma estruturação compacta de ferro e cimento, interligadas no alicerce e na cobertura. A construção foi delegada a Codusa, presidida pelo ex-vereador Getúlio Ferrari (in memorian). É o único ginásio em concreto armado do País e um dos poucos do mundo em forma de leque. O vão livre em concreto, de 67,25 m, talvez seja o maior do Brasil.

O Campo Mourão Basquete estreou com derrota para o time da Liga Sorocabana, mas, mesmo assim, a festa foi bonita demais. 

Nenhum comentário: