21 de novembro de 2016

7 produtos altamente poluentes da sua casa

O ar que respiramos dentro de casa pode ser até cinco vezes mais poluído do que o ar exterior

Você pode manter a sua casa impecável e muito bem limpa, desinfetada e higienizada, mas existem certos produtos que tornam seu lar, doce lar em um dos locais mais poluentes que podem existir. O ar que respiramos dentro de casa pode ser até cinco vezes mais poluído do que o ar exterior, aponta um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, citado pelo Hypescience.

Confira os sete produtos mais poluentes que você muito provavelmente tem na sua sua casa:


1. Velas - Pasme: a pior é a vela de parafina. As velas exalam gases e sedimentos nocivos quando são queimadas, pois liberam partículas de fuligem de carbono, que se espalham pelo ar e podem até causar problemas respiratório. As versões menos piores são as feitas de cera de abelha ou óleos vegetais, sem corantes e com perfumes naturais. 

2. Tapetes - Tapetes sintéticos contêm fibras de nylon; as versões de olefinas são geralmente os piores. Alguns tapetes podem conter naftaleno, químico altamente alergênico, principalmente a crianças. Eles ainda possuem muitos ácaros e absorvem muita sujeira do ambiente, principalmente para quem anda com sapatos em cima deles. Para quem tem tapetes, o melhor é aspirá-los, para tentar tirar a maior parte das toxinas.

3. Fogão a gás - Os fogões a gás emitem dióxido de nitrogênio, que podem afetar o sistema respiratório, principalmente das crianças. Para eliminar o dióxido de nitrogênio, deixe a cozinha bem ventilada, principalmente durante o preparo dos alimentos.

4. Produtos de limpeza - Os produtos de limpeza possuem muitas substâncias químicas extremamente nocivas à saúde, com solventes com potenciais efeitos negativos. Alguns podem potencializar alergias ou até mesmo desenvolvê-las, bem como problemas respiratórios. Um dos piores é a água sanitária, que ainda por cima polui muito o meio ambiente. Considere substituir a maior parte dos produtos por vinagre branco, água, óleo de melaleuca e peróxido de hidrogênio.

5. Tinta - Pinturas antigas foram feitas com tinta com chumbo, que podem trazer sérios problemas ao cérebro e aos pulmões. Muitas tintas atuais podem também trazer problemas à saúde, por conter COVs e exalarem gases tóxicos. Procure marcas com níveis mais baixos de COVs. 

6. Ambientadores ou odorizadores - Ambientadores podem emitir poluentes tóxicos, como éteres de glicol à base de etileno, que causam sérios riscos à saúde. Algumas versões possuem ainda ftalatos. 

7. Purificadores de ar - Não só não purificam, como poluem. Os purificadores emitem muitos poluentes no ambiente, que inclusive afetam a camada de ozônio.

Nenhum comentário: